Ação socioambiental do Conexão Contábil Norte chama atenção para a preservação da Amazônia

Por Rafaella Feliciano

Comunicação CFC

Uma das ações que já se tornaram um marco nas edições do Conexão Contábil é a atividade socioambiental. No lançamento da Região Norte, realizada nesta terça-feira (27), em Manaus, o Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) escolheu como tema a importância da preservação ambiental para o desenvolvimento sustentável do país.

Com a presença do presidente do CFC, Aécio Dantas; dos vice-presidentes Manoel Carlos de Oliveira Júnior (Política Institucional); José Donizete Valentina (Desenvolvimento Profissional); e Vitória Maria (Controle Interno); dos presidentes dos CRCs da região Norte e demais conselheiros, a classe contábil participou de uma experiência socioambiental que trouxe muito conhecimento e conscientização sobre a importância da preservação da área amazônica para o mundo.

“Como é importante para nós, profissionais da contabilidade, que temos falado tanto sobre questões relacionadas ao ESG, sobre os relatórios não-financeiros, conhecer de perto e viver essa atmosfera tão rica da biodiversidade. Estar na Amazônia faz a gente sentir a força da natureza e do potencial que temos em nossas mãos e que precisa ser preservado para o desenvolvimento sustentável do nosso país”, ressaltou o presidente do CFC.

A presidente do CRCAM, Joseny Gusmão da Silva, anfitriã do evento, ressaltou a importância da discussão sobre a sustentabilidade e como é imprescindível fortalecer os laços culturais e ambientais da região Norte. “A minha amada Região Norte, abraça com orgulho as suas crenças, os costumes, a história preciosa, a imensidão verde da Floresta Amazônica e, claro, a inteligência, a competência e a criatividade de seu povo.  Conhecemos, de perto, a raiz da sustentabilidade e estamos aqui para mostrar o quão importante é a preservação de nossas riquezas”, completou a presidente.

A ação socioambiental foi realizada no Museu da Amazônia, o Musa. Na ocasião, mudas de diversas espécies de árvores, doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (SEMMAS) foram entregues pela classe contábil a representantes da comunidade indígena Yôoko-teero Numiã. Em agradecimento, os indígenas presentearam os participantes com uma apresentação cultural. O Musa é uma reserva florestal, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, que ocupa 100 hectares com floresta de terra firme e nativa. A área é estudada e catalogada há 60 anos por pesquisadores do Instituto.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.