Abraçando o Controle Social chega a Porto Alegre (RS)

Por Neca Michelleto e Rafaella Feliciano
Comunicação CFC e CRCRS

Porto Alegre (RS) recebe, no dia 19 de novembro, o projeto Abraçando o Controle Social, que visa conscientizar os profissionais da contabilidade e gestores de controle interno das entidades públicas sobre o seu papel para o funcionamento dos mecanismos de controle social.

O lançamento é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS); da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Também conta com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul; Controladoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE); Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS); e do Observatório Social do Brasil (OSB).

“Vivemos um momento de grande complexidade política e não podemos nos amedrontar. É preciso empoderamento social. Somos agentes de transformação e não devemos nos acomodar e dizer que o Brasil não tem jeito. Por isso, o Abraçando o Controle Social é um grande passo ao desenvolvimento sustentável de nosso país”, acredita o presidente Zulmir.

Na programação, temas como o controle social como complemento aos controles institucionais, com a participação dos presidentes do CFC, Zulmir Breda; do CRCRS, Ana Tércia L. Rodrigues; além do secretário adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, Álvaro Fakredin.  Na oportunidade também será mostrada a evolução do controle social no Brasil pelo conselheiro do CFC Pedro Gabril Kenne da Silva; e pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, José Francisco Seabra Mendes Júnior.

“A ideia é formar agentes multiplicadores de boas práticas no acompanhamento dos serviços prestados e das contas públicas, contribuindo com a nossa gestão pública estadual e, assim, com a sociedade”, explica a presidente do CRCRS, Ana Tércia.

O lançamento do Projeto Abraçando o Controle Social será realizado na Câmara Municipal de Porto Alegre, no Plenário Ana Terra, das 8h30 às 12h. As inscrições para o evento de lançamento são gratuitas e podem ser feitas no site https://www.crcrs.org.br/abracando-o-controle-social/

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.