A IFRS Foundation busca membros para a composição inaugural do ISSB

Por Simone Kuperchmit
Comunicação Social

O Comitê de Nomeação da IFRS Foundation continua a busca por membros para a composição inaugural do International Sustainability Standards Board (ISSB), após o anúncio de sua formação na conferência climática COP26, em novembro de 2021.

Emmanuel Faber assumiu o cargo de presidente do ISSB em janeiro de 2022, e a vice-presidente do Iasb, Sue Lloyd, deixará o cargo atual para se tornar vice-presidente do ISSB em março de 2022. Janine Guillot também foi nomeada para atuar como conselheira especial da presidência do ISSB, enquanto se espera a nomeação de um outro conselheiro especial da região Ásia-Oceania, que se concentrará no compromisso da ISSB com as economias em desenvolvimento e emergentes, bem como com empresas menores.

Com a liderança do ISSB já definida, a atenção se volta agora para a nomeação dos 12 membros remanescentes do Board. O processo de recrutamento está sendo orientado por uma empresa de busca de executivos indicada pelos curadores. Até agora, o processo tem proporcionado uma excelente seleção de candidatos altamente qualificados, porém o Comitê de Nomeações ainda aguarda outras candidaturas. As especificações completas das funções dos membros do ISSB e detalhes de como se candidatar estão disponíveis no link: https://www.ifrs.org/news-and-events/news/2022/01/ifrs-foundation-trustees-seek-nominations-for-inaugural-members-of-the-issb/.

A prioridade dos curadores é nomear mais seis membros do Board (além do presidente e vice-presidente já nomeados), garantindo, assim, um número de integrantes com representação equilibrada. Os preparativos já estão em andamento para garantir que este primeiro lote de nomeações seja concluído nos próximos meses. Uma vez estabelecido o quórum, a atenção pode voltar-se para a conclusão das seis nomeações restantes, que fornecerão o quadro completo de 14 membros. Esperamos que o processo de recrutamento do ISSB esteja totalmente concluído até o terceiro trimestre de 2022.

O Board completo representará um grupo profissional e geograficamente diversificado de especialistas sênior – incluindo preparadores, investidores, emissores de normas, reguladores, auditores, especialistas em assuntos ambientais e outras questões de sustentabilidade e acadêmicos – que tenham experiência em sustentabilidade e seus relatórios. Será dada especial atenção à representação de economias emergentes e empresas menores. Uma abordagem semelhante está sendo adotada para determinar a composição do Sustainability Consultative Committee and the Sustainability Standards Advisory Forum – dois órgãos consultivos e essenciais do ISSB.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Fonte: site do IFRS Foundation.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.