7ª Edição do Seminário de Governança Municipal promove talk show sobre liderança, estratégia e controle

Por Daniel Bruce
Comunicação CFC

A 7ª Edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, aconteceu nesta sexta-feira (28), em Porto Velho (RO). O evento teve foco na participação de representantes de administrações públicas municipais, especialistas em governança, instituições privadas e da sociedade civil.

Nesta edição, três palestras de destaque foram apresentadas no período da tarde, com as temáticas de liderança, estratégia e controle. Conduzidas pelo diretor de Relações Institucionais e coordenador do Comitê de Aprovação do PL da Rede Governança Brasil (RGB), Almir Lima Nascimento; pela coordenadora do Comitê ESG Público da Rede Governança Brasil (RGB), Mariana Covre; e pelo procurador federal e conselheiro do Conselho de Ética da Rede Governança Brasil (RGB), Daniel Catelli, respectivamente. 

A mediação do talk show foi realizada pelo conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Brunno Sitônio Fialho de Oliveira. Segundo ele, as boas práticas dos mecanismos de governança são cruciais para uma boa gestão. “Para o CFC é muito fácil falar de governança, já que desde 2018, por meio de Portaria, foi implantado o Sistema de Governança no Sistema CFC/CRCs”, pontuou.

Na sequência, Almir Lima Nascimento, ao falar sobre liderança, apresentou os principais desafios dos governos e das administrações públicas. De acordo com o especialista, o ponto é “promover o desenvolvimento econômico e social sustentável em um mundo complexo onde tudo vem mudando, especialmente nas áreas econômica, social, ambiental, cultural e tecnológica”, afirmou.

O diretor de Relações Institucionais e Coordenador do Comitê de Aprovação do PL da Rede Governança Brasil (RGB) também destacou que é preciso elevar o nível de desempenho dos serviços públicos, além de dedicar atenção crescente às questões ligadas à ética, à moral e à transparência na administração pública (accountability).

Para Mariana Covre, há palavras que são fundamentais para entender o que é a Governança e colocá-la em prática. “As palavras-chave sobre a Governança deverão estar presentes em seu mandato, porque elas servirão de indicadores para verificar a maturidade da gestão”, disse.

Ainda segundo Covre, é a partir de um diagnóstico, que os gestores poderão desenvolver melhores estratégias que visem a solucionar eventuais fragilidades ou propor novos caminhos.

Já o procurador federal Daniel Catelli pontuou que sem controles é praticamente impossível atingir resultados​. Segundo o especialista, o controle é um mecanismo de governança e, também, de processos estruturados para mitigar os possíveis riscos, com meta de alcançar os objetivos institucionais e garantir a execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das atividades da organização.

Além disso, Daniel Catelli citou, ainda, que é necessária a preservação da legalidade e da economicidade no dispêndio de recursos públicos para o controle. O procurador defendeu a necessidade de uma controladoria nos municípios, que pode auxiliar na organização das atividades de auditoria interna, correição, ouvidoria, comissão de ética e integridade.

Para conferir a transmissão, ao vivo, do 7º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, no canal do CFC no YouTube, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.