Detentores da Medalha João Lyra são homenageados no evento de 75 anos do Sistema CFC/CRCs

Por Fabrício Lourenço
Comunicação do CFC com informações do Livro 75 anos de Criação do Sistema CFC/CRCs

Detentores da Medalha Mérito Contábil João Lyra foram homenageados, na manhã desta quinta-feira (27), durante o evento, on-line, em comemoração aos 75 anos do Sistema CFC/CRCs.

A medalha, que foi instituída em 1976 e é entregue nos Congressos Brasileiros de Contabilidade a cada quatro anos, homenageia os profissionais que, no campo das atividades científicas, educacionais, culturais, administrativas e profissionais, relacionadas à contabilidade, tenham se distinguido de forma notável ou relevante e contribuído, direta ou indiretamente, para elevação da classe.

Conheça quais são os agraciados com a Medalha Mérito Contábil João Lyra no vídeo abaixo:

Sobre a Medalha Mérito Contábil João Lyra

Durante a 534ª reunião Plenária do CFC, em 20 de agosto de 1976, após discussão do relatório do conselheiro Mário Gurjão Pessoa, foi aprovada a resolução que instituía a Medalha Mérito Contábil João Lyra.

A Resolução n.º 440/1976 estabeleceu que aqueles a serem agraciados com a medalha seriam escolhidos pelo CFC, por maioria absoluta, entre os nomes com maior número de indicações feitas pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CFC, 1976).

A instituição da mais importante condecoração nacional da profissão, cuja medalha é cunhada em metal precioso, foi motivada pela comemoração do cinquentenário do ‘Dia do Contabilista’. Além disso, o CFC queria imortalizar o nome de João de Lyra Tavares, autor da data atribuída aos profissionais da contabilidade do país, como um dos mais importantes
defensores da regulamentação da classe contábil brasileira.

Fonte: Livro 75 anos do Sistema CRC/CRCs

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.