Por Agência Apex
Comunicação CFC
O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) acontece entre os dias 8 e 11 de setembro, na cidade de Balneário Camboriú (SC). O evento, realizado a cada quatro anos, comemora seu centenário com o tema “Ser Contábil: humano, digital e ético”, trazendo debates sobre a evolução da classe contábil.
Este ano, junto com o Congresso, acontece o 5º Fórum Nacional da Mulher Contabilista.
O Fórum será no dia 9 de setembro, segundo dia de evento, das 9h às 12h, no Auditório Principal.
Cinco especialistas de diversas áreas serão as palestrantes: Jô Mazzarolo, jornalista e mestre em Comunicação e Cultura; Sônia Hess, empresária e ex-presidente da empresa têxtil Dudalina; Tayná Leite, gerente executiva de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU – Rede Brasil; Carla Martins, vice-presidente do Serac – Contabilidade e Soluções; e Marlise Alves Teixeira, coordenadora da Comissão Nacional CFC Mulher.
Segundo Dorgivânia Arraes, vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Vice-Presidência Institucional do Conselho conseguiu viabilizar a realização de alguns fóruns no CBC, como o Fórum da Mulher, do Jovem, da Inclusão e Diversidade, e do Voluntariado.
“Esses quatro fóruns mostram exatamente que a sociedade demanda por inclusão, equidade e diversidade. Vai ser desafiador, mas nós estamos extremamente empolgados com o Fórum Nacional da Mulher Contabilista, porque o papel da mulher e a importância dela na Contabilidade, como em qualquer lugar da sociedade, mostra que desenvolvemos atividades e projetos mais criativos, inovadores, com nosso jeito, com as características, habilidades e competências da mulher. Esperamos contar com um bom público no evento”, afirma a vice-presidente do CFC.
A ideia, de acordo com Dorgivânia Arraes, é fortalecer o papel dessa mulher, tanto em cargos de liderança nas organizações quanto líder de si mesma. Ela lembra que a mulher desempenha funções extremamente relevantes na Ciência Contábil, e que deve estar também em cargos de liderança, de gestão, bem como atuando como empresárias.
"Ainda somos minoritárias nos registros da contabilidade (44%), mas, no Conselho Diretor do CFC já temos metade homens e metade mulheres atuando, o que mostra que o nosso presidente, Aécio Dantas, tem sensibilidade em relação ao papel da mulher, à inclusão, à equidade e à diversidade", afirma.
Sobre o CBC
O Congresso espera um público de 6 mil pessoas. Idealizado pelo CFC e realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o evento conta com o apoio de diversas instituições como a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), o Conselho Regional de Santa Catarina (CRCSC) e o Sindicato dos Contabilistas (Sindicont).
O CBC 2024 será sediado no Expocentro de Balneário Camboriú. Para mais informações sobre o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), acesse o site www.21cbc.com.br/
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.