5º Congresso Pacto Pelo Brasil sedia Encontro Nacional do PVCC

Comunicação CFC
Thatyane Nardelli

Nesta terça-feira, 21 de setembro, o 5º Congresso Pacto Pelo Brasil, realizado pelo Observatório Social do Brasil (OBS), sediou o Encontro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).  Na modalidade on-line, o evento trouxe temas importantes, como o papel do contador nas ações sociais, com foco no fomento e participação no controle social e um bate-papo sobre o projeto Força Tarefa Cidadão.

“O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), através do PVCC, é parceiro do OBS desde o seu nascimento. Para nós, contadores voluntários, é uma grande honra fazer parte de um evento de tanta importância para aquele Brasil que nós queremos, com ações que trazem para a sociedade uma transparência das contas públicas e do controle social”, disse o coordenador do PVCC, Elias Dib Caddah Neto, durante a abertura do evento.  Compuseram a mesa o coordenador nacional da Força Tarefa Cidadã, Ney Ribas, e o presidente do Conselho Superior do OBS, Raul Groppo.  

Força Tarefa Cidadã

A Força Tarefa Cidadã nasceu em meio à pandemia do novo coronavírus pela premente necessidade da transparência nas compras públicas, que foram flexibilizadas (dispensadas do processo licitatório) pela Lei 13.979/2020, atendendo à emergência do melhor e mais rápido atendimento à saúde da população.

O programa consiste num conjunto de ações de monitoramento dos portais de transparência, realizado por voluntários e técnicos, inclusive profissionais da contabilidade, que participam do Sistema de Observatório Social do Brasil, com foco na disponibilização de todas as informações e documentos relativos às despesas efetuadas pelos municípios e estados no enfrentamento ao covid-19.

“O CFC foi a primeira instituição parceira do OSB, com um acordo de cooperação técnica desde 2008 e continua a ser um grande aliado na busca pelo controle social”, disse Raul Groppo. “Eu gostaria, inclusive, exaltar o trabalho dos contadores, pois a contabilidade é uma das bases da governança, que tem como premissa a transparência, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa e a gente há de convir que sem contabilidade não exista como se estabelecer uma democracia”, destacou Groppo.

De forma inédita no Brasil, o trabalho está sendo realizado de forma integrada com os Órgãos Oficiais de Controle, que integram as chamadas Redes de Controle de Gestão, compostas por entes como os Tribunais de Contas da União e dos Estados, a Controladoria Geral da União, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, entre outros.

“Contamos e podemos mobilizar ainda mais profissionais da contabilidade para atuar no Força Tarefa do Brasil.  Se 10% da classe contábil atuar, efetivamente, abraçando contas governamentais,  o controle social e a educação fiscal, em cinco ou 10 anos mudaríamos a história desse país. Isso porque o contador é essencial no controle social", ressaltou Ney Ribas. Para finalizar o evento, os participantes puderam acompanhar a palestra "Compliance e LGPD para Contadores", com Letícia Sugai, diretora do Instituto Paranaense de Compliance (Ipacom).

Assista na íntegra o Encontro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), no 5º Congresso Pacto Pelo Brasil:

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.