5° ENJLC: CFC, CBF e Abracicon firmam protocolo de intenções para reeditar o Bate-Bola Contábil durante o painel “Futebol Penta”

Leandro Nunes

Comunicação CRCBA

Na tarde desta quinta-feira (20), o Riocentro sediou o painel “Futebol Penta – Desafios e oportunidades frente às mudanças legislativas”, com participações de Vicente Seda, repórter do Globoesporte.com; Eduardo Bandeira de Melo, deputado federal eleito e ex-presidente do Flamengo; Ênio Roberto, diretor de Registro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); com mediação de Glaydson Trajano Farias, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Foram discutidos temas como fairplay financeiro, governança e profissionalização das entidades desportivas e, sobretudo, o papel transformador que o futebol tem em nosso país, seja como um segmento que movimenta grandes quantias e gera oportunidades e empregos, ou como um vetor que potencializa o debate de temas de grande relevância para a sociedade.

A discussão concentrou atenção na importância da governança na gestão das entidades desportivas, com o desafio enfrentado na comparação dos índices financeiros. Nesse sentido, o diretor de Registro da CBF, Ênio Roberto, parabenizou a iniciativa do Conselho Federal de Contabilidade. “Parabenizo o Conselho Federal de Contabilidade por convocar os profissionais da contabilidade, auditores, para debater um tema tão importante e lembrar que existe um segmento de mercado importante que transaciona grandes quantias de recursos”.

O ex-presidente do Flamengo, o deputado federal eleito Eduardo Bandeira de Melo, destacou o papel transformador que o futebol pode desempenhar. “Se o futebol perceber que ele pode ser um vetor de transformação social, de melhoria de nossos índices sociais, sobretudo da educação, as pessoas poderiam reparar que tem muita coisa em que o futebol pode ajudar a melhorar o país e vice-versa”. Seguindo o raciocínio social, o repórter Vicente Seda trouxe uma reflexão sobre o assunto, indicando que ainda há muito o que avançar. “O futebol brasileiro conseguiu se elevar a um patamar financeiro e nível de competitividade altos. Entretanto, apesar de todas as campanhas antirracismo, anti-homofobia, dentre outras, a Fifa ainda realiza a copa em um país onde há lei antigays”.

Ao fim do painel, o mediador Glaydson Trajano Farias convidou o presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, para assinar protocolo de intenções com a CBF, com o objetivo de promover ações de qualificação profissional no segmento de Contabilidade voltada para entidades desportivas, especificamente com a reedição do Bate-Bola Contábil, que teve sua primeira edição realizada nas olimpíadas de 2016. A iniciativa é uma parceria entre o CFC, a CBF e a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon).

O 5° ENJLC é uma iniciativa idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O evento conta com programação diversificada, voltada para o empreendedorismo, o metaverso, as finanças, o crescimento de negócios, o protagonismo contábil das jovens lideranças e a inovação. O encontro é voltado para jovens profissionais da contabilidade e para classe em geral e acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Riocentro, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.