5º ENJLC: Carlos Oshiro apresentou palestra sobre a Nova Economia

Por Leandro Nunes

Comunicação CRCBA

O colunista do G1 e apresentador do programa “Mercado Inteligente” na Rádio CBN, Carlos Oshiro, apresentou a palestra “Nova Economia – a nova forma de fazer negócios” na manhã desta sexta-feira (21), segundo e último dia do 5º Encontro de Jovens Lideranças Contábeis (5º ENJLC), que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro. Oshiro explicou o tema baseado em dois pilares: tecnologia e pessoas. “A Nova Economia é sobre como se usa a tecnologia para tornar o mundo das pessoas melhor”, sintetizou.

O palestrante falou sobre como a transformação digital descentralizou o poder dos meios de comunicação tradicionais após a popularização da internet e das redes sociais. Esse recursos, segundo o especialista, possibilitaram que todos alavancassem seu negócio com o compartilhamento de informações capazes de ajudar o seu público a solucionar problemas. “Muito provavelmente eu estou aqui hoje neste palco porque eu insiro conteúdo nas redes sociais.”

Oshiro explicou que, diferentemente da economia tradicional, na nova economia, o crescimento se torna exponencial, e a tecnologia assume papel fundamental nesse processo, com a redução de custos e o foco voltado para a inovação e a educação. Entretanto, como tudo na vida, a digitalização de processos traz riscos – a exemplo da blockchain, tecnologia que registra as transações dos usuários em um grande banco de dados, o que ameaça bancos, cartórios e empresas de Contabilidade.

Entretanto, o palestrante destacou que a tecnologia sem pessoas perde a sua função. O papel da Contabilidade hoje consiste menos em olhar relatórios, e mais em interpretar sinais para enxergar melhores resultados. “Quando passamos a enxergar novas oportunidades e tendências para os clientes, tornamo-nos indispensáveis.” Oshiro esclareceu, também, que o grande desafio é colocar emoção na vida das pessoas. “85% das decisões de compras são emocionais. Para alavancar o seu negócio, comece a entender de sentimentos e emoções; disso a máquina não entende.”

O 5° ENJLC é uma iniciativa idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), e organização da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC). O evento conta com programação diversificada, voltada para o empreendedorismo, o metaverso, as finanças, o crescimento de negócios, o protagonismo contábil das jovens lideranças e a inovação. O encontro é voltado para jovens profissionais da contabilidade e para classe em geral e acontece nos dias 20 e 21 de outubro, no Riocentro, localizado na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.