3º Circuito Técnico está com inscrições abertas

Por Maristela Girotto
Comunicação CFC

Com o tema “Aspectos relevantes do Sped ECF para 2020”, será realizado, no dia 8 de setembro, às 19h, por meio de plataforma on-line, o 3º Circuito Técnico. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas no Sistema de Eventos do CFC [cfc org.br/eventos].

Terceiro evento da série, o webinar é promovido pela Câmara Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e contará com palestra de José Jayme Moraes Junior, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil e supervisor nacional do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped Escrituração Contábil Digital (ECD) e Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Durante a apresentação, José Jayme tratará das funcionalidades principais da ECF, dos blocos que compõem a ECF, do detalhamento do procedimento de recuperação dos dados da ECD na ECF, da legislação da ECF e de explicações relativas às perguntas mais frequentes enviadas ao Fale Conosco da ECF.

A abertura do 3º Circuito Técnico será feita por Ticiane Lima dos Santos, conselheira do CFC pelo Estado do Pará. Já a moderação do webinar estará a cargo de Ângela Andrade Dantas Mendonça, conselheira do CFC por Sergipe.

"A Escrituração Contábil Fiscal está no rol das obrigações mais importante para as empresas”, afirma Ângela, acrescentando que a ECF surgiu em substituição à Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (DIPJ).

A conselheira moderadora do webinar destaca que a relevância da ECF consiste no fato de ser um único repositório a conter dados e informações contábeis e fiscais de forma detalhada e de melhor qualidade, como os ajustes fiscais na apuração do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro.

Ainda segundo Ângela, a ECF permite um acompanhamento mais eficaz das operações com maior cruzamento de dados e melhor controle dos processos contábeis e fiscais, inclusive um acesso mais célere às informações das empresas.

Certificado e pontuação

Os participantes que quiserem receber certificado do 3º Circuito Técnico precisam se inscrever no Sistema de Eventos do CFC.

Haverá transmissão simultânea pelo canal do CFC no YouTube (www.youtube.com/CFCBSB), mas, para ter acesso ao certificado, é necessário se inscrever e acompanhar pela plataforma Zoom.

O evento deverá ser pontuado pelo Programa de Educação Profissional Continuada do CFC. Mais informações sobre isso serão transmitidas em breve.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.