21º CBC: tecnologia e disrupção em contabilidade

Tema esteve em debate no Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontece em Balneário Camboriú (SC)

Por Comunicação Ibracon

O Ibracon – Instituto de Auditoria Independente do Brasil patrocina a 21ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade, o maior evento contábil do Brasil, idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e realizado pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), em Balneário Camboriú (SC). O congresso termina amanhã, 11 de setembro.

Um dos destaques da programação foi o painel “Tecnologia e Disrupção em Contabilidade”, que reuniu Gabriel Pereira Pundrich, professor assistente na University of Florida; Fernanda Guscinskis, sócia e head Operacional da Tactus Contabilidade; e Ronaldo Madeira, palestrante de temas relacionados à inovação, metodologias ativas e justiça organizacional. Rogério Rokembach, presidente da 6ª Regional do Ibracon, que atua nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi o moderador do painel.

“Abordamos, de forma objetiva e com exemplos reais, a rápida aplicação e os impactos da evolução das ferramentas tecnológicas no dia a dia dos trabalhos. Também falamos sobre as dificuldades da transição, os desafios e as vantagens trazidas pela adoção disruptiva dos modelos ao fazer o trabalho de um novo jeito”, resumiu Rokembach.

Segundo Pundrich, para lidar com as novas tecnologias não é necessário ser um grande desenvolvedor, um especialista em tecnologia, mas é preciso ser um bom estrategista. “Vocês, como contadores, têm uma sinergia muito grande com essas novas tecnologias”, refletiu.

Fernanda disse que, para cada dor da empresa, existe uma ferramenta que pode ajudar. “Para determinar a ferramenta certa, porém, é necessário definir objetivos, entender suas dores, alinhar a cultura organizacional e buscar aprendizado contínuo.”

Já Madeira falou das melhorias decorrentes da IA generativa: “a desmonetização, quando os serviços ficam mais baratos; a desmaterialização, ou seja, o escritório dentro do bolso; e, por último, a democratização – a contabilidade vai ficar gratuita”.

Presidente do Ibracon

O presidente do Ibracon, Sebastian Soares, também participa do evento hoje, em dois painéis: “Prevendo a auditoria do futuro” (dia 11/09, às 14h); e “Asseguração de relatórios de sustentabilidade: Perspectivas na auditoria” (11/09, às 16h).

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.