21º CBC: Provisões contábeis, notas explicativas e perspectivas no cenário internacional são destaque no primeiro dia do Fórum da Área Pública

Ações caracterizam provisões

Por Rafaela Cardoso
Comunicação CRCMA

O primeiro dia do Fórum da Área Pública no 21º CBC aconteceu durante a manhã desta terça (10) e discutiu questões específicas do setor público dentro do contexto da contabilidade. Durante o encontro, especialistas e profissionais da área abordaram temas como a gestão financeira do setor público, contabilidade aplicada ao setor governamental e as recentes atualizações e desafios enfrentados pelas instituições públicas. 

Dividido em quatro sessões, o fórum reuniu especialistas que trataram sobre tópicos como provisões; ativos e passivos; contingentes; notas explicativas; NBC TSP 34 e perspectivas no cenário internacional. As provisões na contabilidade pública brasileira seguem as normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), especialmente as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas do Setor Público (NBC TSP), que são adaptadas para o setor público e alinhadas aos padrões internacionais, como as IPSAS (International Public Sector Accounting Standards). Diante disso, a especialista Lucy Freitas destacou a importância de se ter conhecimento sobre esses aspectos. “Ações caracterizam provisões. Se o profissional da contabilidade está preparado para o problema, fica mais fácil para ele encontrar a solução”, ressaltou.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"! 

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências. 

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação inclui ainda uma Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.