21º CBC: participantes conhecem oportunidades para acadêmicos e profissionais no exterior

Por Lorena Molter

Comunicação CFC

Discutir possibilidades de inserção no mercado internacional em atividades acadêmicas e empresariais foi o objetivo de painel do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). Com o tema “Oportunidades no exterior para pesquisadores e profissionais brasileiros”, o assunto foi apresentado na tarde desta segunda-feira (9).

A exposição foi realizada pelos professores doutores, Jorge Eduardo Scarpin e João Paulo Resende, ambos com experiência em docência no exterior. A moderação foi conduzida pelo professor doutor, Marcelo Botelho, que também possui experiência além-fronteiras.

Scarpin foi o primeiro a bordar o tema no painel. O professor compartilhou com o público a sua carreira acadêmica, tanto no Brasil, como nos Estados Unidos. A exposição do professor foi conduzida a partir da comparação da realidade da contabilidade no Brasil e nos Estados Unidos, tanto acadêmica quanto no mercado. O acadêmico compartilhou com o público a quantidade de profissionais e de empresas da área; a regulação da profissão em ambas as nações; a questão de diretrizes curriculares, que existem apenas no Brasil; a internacionalização e os mitos e verdades sobre o Exame CPA (Certified Public Accountant).

O professor doutor João Paulo Resende também apresentou a sua carreira acadêmica ao público e contou que tem envolvimento com ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Atualmente, é docente em Glasgow, localizada na Escócia. Resende falou sobre a regulação da profissão na Escócia, os órgãos de classe do país, a quantidade de profissionais registrados na localidade, a certificações e a avaliação do ensino de Ciências Contábeis.

O acadêmico ainda destacou que na Escócia não há universidade pública, o ensino é privado e tem preços menores para escoceses. Outro tema abordado foi a questão cultural e os seus pontos positivos e negativos. Resende falou sobre o lado ruim nas oportunidades além-fronteiras. Entre os tópicos expostos estavam a fuga de cérebros do Brasil para o exterior e a queda do ensino no país; as dificuldades do processo de aquisição de vistos; as questões culturais; as discriminações; e a distância da família.

Concluídas as apresentações, o professor doutor Marcelo Botelho moderou um debate que abordou os pontos positivos e negativos de se viver no exterior e os caminhos para se ter uma experiência no exterior.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.