Por Monik Helen
Comunicação CRCTO
“A contabilidade e o lucro fiscal andam juntos, por isso, discutir sobre esses temas é tão importante”, com essas palavras, o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) e painelista, Paulo Eduardo Nunes Verçosa, iniciou a sua explanação no painel “Contabilidade x Lucro Fiscal”, realizada na tarde desta terça-feira,10, no auditório Florianópolis do Expocentro Balneário Camboriú.
Na sua reflexão, o auditor fiscal da RFB falou sobre temas técnicos como os aspectos da tributação, fez uma breve evolução histórica do imposto de renda e ressaltou sobre a regulação contábil em que foi debatido sobre o ambiente legal e infralegal.
Por fim, ressaltou que a evolução contábil levantou algumas questões importantes, mas a necessidade do diálogo foi uma delas. “Precisamos escutar a classe contábil, e acredito que hoje temos maturidade para termos soluções em conjunto, buscando conduzir de uma forma que fique razoável para todos. O grande incentivo que fica é a necessidade de nos aproximarmos e discutirmos mais sobre esses conceitos”, disse.
Já o professor doutor em Contabilidade, Eliseu Martins, destacou que o assunto é sério, e confirmou que a Receita Federal precisa se aproximar da sociedade. “Sabemos que não houve evolução das normas contábeis em 30 anos, é claro que a Lei 6.404 aproximou a Contabilidade do Fisco, o que é algo positivo para contadores e empresas, mas avalio que essa aproximação é necessária ainda mais para debater sobre as leis referentes as normas contábeis”, finalizou.
Todo o painel foi mediado pela professora mestre da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Verônica Souto Maior.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.