Por Rafaela Cardoso
Comunicação CRCMA
No segundo dia do Fórum da Área Pública, o foco das discussões foi em torno da modernização e transparência na gestão pública. As principais palestras e debates trouxeram à tona questões como os impactos do Projeto da Nova Lei de Finanças Públicas, os aspectos relacionados à tributação e às obrigações acessórias e as melhores práticas para o controle e a fiscalização dos recursos públicos.
Dividido em três sessões, apresentadas pelos especialistas na área pública, Heriberto Henrique Vilela; JanilsonSuzart; Andrea Costa Chaves; Ângela Dantas; Jorge de Carvalho; Filipi Assunção Oliveira e Inaldo Paixão, na programação também foi tratada a importância da transparência nas contas públicas e a participação ativa da sociedade no controle social. Em sua explanação, o professor JanilsonSuzart ressaltou a necessidade do aprimoramento na divulgação de informações e de tornar os dados governamentais mais acessíveis e compreensíveis para a população. “O Estado precisa saber comunicar em uma linguagem em que o cidadão compreenda”, destacou.
Esses debates foram enriquecidos com a participação de outros especialistas na área, acadêmicos, representantes de órgãos públicos e profissionais contábeis, que compartilharam suas experiências e perspectivas sobre como enfrentar os desafios e melhorar a contabilidade no setor público brasileiro.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação inclui ainda uma Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.