21º CBC: ex-presidente do Magic Kingdom revela segredo do modelo Disney de Gestão

Por Thiago Benevides  
Comunicação CRCSP

Um dos temas mais aguardados do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), a palestra “Liderança, Cultura e Estratégia: o Jeito Disney de fazer Negócios e Encantar Clientes” encerrou o quarto dia da programação e revelou a filosofia e o segredo do sucesso do grupo Walt Disney, por meio da experiência de Dan Cockerell, ex-presidente do Magic Kingdom, parque temático do Walt Disney World Resort localizado na Flórida, nos Estados Unidos, e o mais visitado no mundo.

Cockerell contou sua trajetória de 26 anos de trabalho no Magic Kingdom, onde começou aceitando uma vaga para estacionar carros e passou por 19 funções até chegar à Vice-Presidência do parque temático. Para ele, aceitar os desafios foi determinante para que ele tenha chegado à posição. “Cada dia é uma oportunidade para dizer “sim”. É muito difícil, mas cada vez que eu digo sim, eu aprendo algo e coisas surpreendentes começam a acontecer”.

A criação de uma cadeia de excelência que envolva todos os funcionários e ter atenção especial a cada detalhe do negócio foram alguns dos pontos destacados por Cockerell como requisitos para proporcionar uma experiência mágica aos clientes. “Seres humanos são emocionais. As pessoas pagam mais caro e dirão mais vezes sim se tiverem uma experiência de excelência. E momentos mágicos não acontecem magicamente, eles são resultados de planejamento e dedicação”, revelou o palestrante internacional.

Dan compartilhou experiências pessoais e profissionais em que pessoas decidiram fazer algo a mais e criaram assim uma conexão emocional com seus clientes. Ele fez então um questionamento ao público: “vocês buscam oferecer algo diferenciado aos seus clientes? Que tal se alguns dias antes da data de pagamento dos impostos vocês ligassem para avisá-los ou entregar a informação em uma planilha de fácil visualização? Busquem formas de surpreendê-lo, não esperem eles irem até vocês”, provocou o palestrante.

Ele também falou sobre a importância de manter equipes motivadas e que assumam o compromisso com a excelência. “Contrate as pessoas certas, treine-los e trate-os bem, porque eles que irão representá-los junto aos clientes. Faça com que eles pensem que trabalhar ali foi a melhor escolha que fizeram na vida”, recomendou Dan Cockerell.

Ao final da palestra, Dan convidou dois voluntários para subirem ao palco para participarem de uma dinâmica surpresa. Ao subirem ao palco, Dan explicou que esta é a atitude esperada, de aceitar desafios e assumir riscos e entregou exemplares do livro aos voluntários. “Vi que muitos de vocês levantaram as mãos para subir ao palco, o que é muito positivo. Espero que ao sair daqui hoje, todos vocês aproveitem mais as oportunidades de dizer sim”, concluiu o palestrante.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!

 O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

 O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.