21° CBC: para ser líder é necessário conhecer de pessoas

Por Helton Carvalho
Comunicação CRCES

A forma de comandar pessoas mudou drasticamente e os líderes de equipes precisam aprender a praticar uma escuta ativa e respeitosa e descobrir como despertar o engajamento em suas equipes. O profissional que atua como linha de frente precisa aprimorar suas habilidades para solucionar conflitos e aprender técnicas para encorajar pessoas e inspirar o seu aperfeiçoamento. O painel “Lidere e vença”, apresentado na tarde desta terça-feira (10), durante do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), abordou essas e outras temáticas que envolvem a gestão de pessoas.

De acordo com o painelista e fundador e presidente da Alterdata, Ladmir Carvalho, a liderança pode ser uma jornada solitária, mas, não é uma regra. “Quanto mais você entende de pessoas, mais preparado você estará para comandar um exército”, ressalta.

Para Ladmir Carvalho, que há mais de 40 anos atua no ramo da tecnologia, o compromisso com o desenvolvimento contínuo e a organização da instituição são dois pilares imprescindíveis para a excelência organizacional. “Seguindo estes princípios básicos o profissional contribui diretamente para o crescimento e o sucesso a longo prazo da organização”, avalia.

Marco Zanqueta, que é mágico profissional há 30 anos e domina várias técnicas de ilusionismo, trouxe em sua apresentação, de forma leve, divertida e participativa, abordagens como inovação no atendimento, desafios; trabalho em equipe; formas de encantar clientes; papel do líder; superação de limites; administração de riscos; mudança de hábitos; planejamento estratégico, entre outros. “O profissional da contabilidade é sempre aquele com a corda no pescoço e o que sorrir e chora ao mesmo tempo. É aquele que muitas das vezes faz mágica”, avalia Marco Zanqueta.

O CBC

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.

O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"! 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.