Kamilla Lemes
Comunicação CRCGO
Diante de um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, é natural que diversas empresas busquem novas estratégias para se tornarem mais atrativas e lucrativas. É notório que no âmbito da Contabilidade, os profissionais fomentem expandir conhecimento sobre áreas fins que indiquem caminhos inovadores e oportunidades de negócios. Nesse cenário, abrindo o 5° painel do 21° Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) da tarde desta segunda-feira (9/9), para impulsionar os congressistas, foi destaque o tema “Fusões e Aquisições: Contabilidade e Tributação”.
A mediação foi do vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), o contador e especialista em responsabilidade socioambiental e capacitação em Governança Corporativa, Itelvino Schinaider. Segundo ele, o tema é de grande relevância e atrai contadores que gostam de desafios. “Podemos destacar que essa é uma área de bastante oportunidade para a classe contábil. É muito bem remunerada e, principalmente, de muita dedicação, pois a atuação exige bastante conhecimento das normas contábeis”, comentou.
Com definições estratégicas sobre o M&A, sigla para Mergers and Acquisitions, a palestrantee especialista em Normas Internacionais de Contabilidade e Auditoria, Nathalia Maestrelo, explicou o termo de forma sintetizada. Conforme destacado, o M&A refere-se às operações societárias em que há a compra de uma empresa por outra companhia, ou a fusão de diferentes empreendimentos, o que resulta em uma nova corporação.
Maestrelo explanou sobre os processos de aquisição e fusão e quais as diferenças entre eles. “Quando falamos sobre a fusão é quando duas ou mais empresas se unem para formar uma nova entidade, combinando seus ativos, passivos e operações. Já quando tratamos da aquisição, é quando uma empresa compra a outra, assumindo o seu controle e a incorporando às suas operações”, explicou a painelista.
Durante as abordagens, a especialista explicou aos contadores presentes sobre o processo de registro, sobre as contabilizações, os riscos e contingências, reforçando as principais atenções que os profissionais que atuam na área de Fusão e Aquisição devem ter na hora de fazer as tratativas técnicas.
Já o doutor e mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), e professor credenciado na Fucape Business School, Aziz Xavier Beiruth, ponderou as explicações com foco na Contabilidade e Tributação, voltadas para as Fusões e Aquisições. Conforme dados apresentados para o público do 21° CBC, segundo ele, houve um crescimento diante do volume de aquisições anunciadas entre janeiro e dezembro de 2021. “Se compararmos com anos anteriores e posteriores, temos baixas nas operações, exceto em 2021. E é favorável para transações no período das baixas nas taxas de juros, e é lá que as empresas acabam realizando mais operações”, explicou.
O especialista pontuou ainda sobre as etapas de contabilidade e finanças nos processos de Fusões e Aquisições voltadas ao M&A, abordando tópicos como a valorização de empresas (voluation); aspectos tributários do comprador e vendedor; lauda de alocação de preços de compra (PPA), entre outros.
“De modo geral, conseguimos trazer hoje vários insights para o contador que não está tão acostumado assim com o dia a dia do processo de M&A, com novas oportunidades de entendimento quando, em muitas vezes, acontece a necessidade de um cliente precisar vender sua empresa e esse profissional da contabilidade não consegue ajudar de imediato. Então aqui no nosso bate-papo trouxemos esses caminhos e esclarecimentos”, destacou Aziz Xavier, agradecendo ao Conselho Federal de Contabilidade pela amplitude de temas no 21° CBC.
Ao fim do painel, por meio do aplicativo do evento, o público pôde enviar virtualmente perguntas para um tira-dúvidas com os integrantes da temática.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada quatro anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação inclui ainda Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.