20º CBC: Programação técnica reúne profissionais de renome nacional e internacional

Por Fabrício Santos
Comunicação CFC

Tudo pronto para a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Contabilidade, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). A extensa grade de programação técnica é composta por painéis, fóruns, workshops e apresentação de trabalhos científicos e técnicos. Um dos grandes atrativos do 20° Congresso, que traz como lema “Contabilidade: Transparência para o Controle Social”, são os temas que compõem os painéis, que começam no dia 12. Renomados profissionais do cenário contábil nacional e internacional estão confirmados e irão trocar experiências com os congressistas. Confira:

Dia 12

“As Perspectivas da Profissão Contábil no mundo: Visão dos Organismos Internacionais” terá como painelistas o presidente do Internacional Accounting Standards Board (Iasb), Hans Hoogervorst; o presidente da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e presidente do Comitê de Integração Latino Europa América (Cilea), António Domingues de Azevedo; o presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Antonio C. Gomez Espiñera; a presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Olivia Kirtley;  e o presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financeira (Glenif), Felipe Pérez Cervantes.

A palestra “Avanços e Desafios da Contabilidade Aplicada ao Setor Público em Padrões Internacionais”, que será coordenada pela subsecretária de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional, Gildenora Batista Dantas Milhomem, contará com as presenças do Coordenador-Geral de Normas de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional, Leonardo Silveira; do vice-presidente Técnico do CFC, Zulmir Ivânio Breda; e da diretora de Contabilidade Geral do Estado de Santa Catarina, Graziela Luiza Meincheim.

Convidada para coordenar o painel “Relato Integrado: evolução da Transparência das Empresas”, a sócia-diretora da Better Governance, Sandra Guerra, irá debater o assunto com os painelistas Nelson Carvalho, doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP; e Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos – Itaú-Unibanco.

O painel “O Empreendedorismo e as Contribuições do Setor Contábil para o Desenvolvimento do Brasil” contará com o senador José Pimentel; Gerente da Universidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Bruno Quick; e do presidente da Trevisan Editora e Escola de Negócios, Antoninho Marmo Trevisan.

A partir das 16 horas, terão início os painéis “Contabilidade Assegurando a Governança no Setor Público”, a ser coordenado pelo Coordenador de Finanças e Custos da Secretaria de Governo da Presidência da República, Gilvan Dantas; com as presenças, já confirmadas, do ministro Augusto Nardes;  Inaldo Paixão, presidente do Tribunal de Contas da Bahia;  e Paulo Henrique Feijó, Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro. O painel “Indicadores para a Sustentabilidade Econômico-financeira das Organizações” contará com as participações do mestre em Contabilidade, Ariovaldo dos Santos; e do superintendente de Relações com Investidores do Itaú-Unibanco Holding, Geraldo Soares. Coordenado pela conselheira do CFC Maria Constança Carneiro Galvão, o painel “Liderança e alta Performance” reunirá os painelistas Adriana Albuquerque – uma das palestrantes mais requisitadas do Brasil na atualidade; e o consultor de Empresas e Diretor da Parceria Consultores Associados, Luciano Esmeraldo Melo. O último painel do dia, intitulado “Inflação: Reflexoa na Contabilidade” reunirá os painelistas Sérgio de Iudícibus – renomado autor e coautor de livros voltados à Contabilidade, Economia e Administração – e o professor PhD Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Natan Szuster.

Dia 13

No segundo dia de Congresso, a partir das 14h, será realizada a palestra magna “Governança Corporativa: Regras versus Princípios”, com a presença do ex-CFO da Enron, Andrew Fastow; e coordenada pelo professor PhD em Contabilidade Internacional da Universidade de Illinois, Ahmed Rashad Abdel-Khalik. Os painéis “Controle e Transparência no combate à corrupção”, contará com as presenças dos painelistas Roberto Paulo Amoras, Auditor-geral do Estado do Pará; e Jorge Hage, ex-ministro da Controladoria Geral da União (CGU); “O novo relatório do Auditor Independente”, com as presenças confirmadas de Patrícia Agostineto  (PwC),  Rogério Andrade (KPMG), Márcio Ostwald (Ernst & Young), Robinson Meira (BDO) e Idésio Coelho (presidente do Ibracon) que vai coordenar os trabalhos; e,  para finalizar as atividades do dia, os painelistas Reinaldo Guerreiro (USP), Paulo Wanick (Arcelor Mittar Brasil) e Salvador Carmona (presidente da Associação Europeia de Contabilidade) irão debater sobre “A crescente importância da Controladoria nas Organizações”.

Dia 14

No último dia do Congresso, a partir das 14h, os congressistas participarão dos painéis “Notas Explicativas sem embromação”, com Eliseu Martins (USP) e José Carlos Bezerra (CVM); “Cidadania e Contas Públicas”, com presença do governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung; e da cooordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli;  “Normas Brasileiras e Internacionais e a Contabilidade para PME”, com as presenças confirmadas de Monica Foerster (vice-presidente do SMP Comittee do Ifac) e Eduardo Flores (Comitê de Pronunciamentos Contábeis); e o painel “Os Desafios Periciais face às alterações do Novo Código do Processo Civil e o Processo Eletrônico”, com as presenças de Sandra Maria Batista (CFC), Paulo Cordeiro de Mello, contador e economista; e Silvia Mara Leite Cavalcante, presidente do CRCMT e  coordenadora o painel.

Já a partir das 16h, os painéis “Planejamento Tributário como Estratégia Competitiva”, com a presença do renomado tributarista Hugo de Brito Machado; do Coordenador-geral de Tributação da Receita Federal do Brasil, Fernando Mombelli; e de Jorge de Souza Bispo (Receita Federal do Brasil), que irá coordenar o painel; “Auditoria e fraudes corporativas”, com Daniel Jones, especialista em comportamento humano e professor da Universidade El Passo, Texas; e Guillermo Braunbeck (USP); “Aspectos Fiscais das Normas Contábeis do IFRS e do CPC”, com a Coordenadora-geral substituta de Tributação da Receita Federal do Brasil,   Claudia Pimentel ;, Gilson Hiroyuki Koga (Receita Federal do Brasil) e Marcelo Cavalcanti Almeida (CFC); e “Desmitificando o Mestrado e Doutorado”, com o Coordenador do Comitê Científico do 20º CBC, Valcemiro Nossa; Eliane Brito (Capes) e Tomás de Aquino Guimarães (UnB) encerrarão as atividades técnicas do 20º CBC. Este painel será coordenado pelo vice-reitor da Universidade de Aveiro, Portugal, José Fernando Mendes.

Para acessar a programação completa do 20º CBC clique aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.