20º CBC: comitê científico reúne-se no CFC

Por Fabrício Santos

Brasília – O comitê científico do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) está reunido na sede do CFC, em Brasília (DF), nesta terça-feira (8) para tratar, dentre outros assuntos, da finalização dos temas e nomes que irão compor os painéis, palestras e workshops da programação do Congresso a ser realizado de 11  a 14 de setembro de 2016, em Fortaleza (CE), no Centro de Eventos do Ceará – o maior da América Latina.

Considerado o maior evento da classe contábil brasileira, o Congresso Brasileiro de Contabilidade pretende reunir um público de 8 mil congressistas, oriundos de todo o País. A programação técnica do congresso atrai muitos profissionais pela qualidade dos temas que são apresentados.

Segundo o coordenador do Comitê, prof. Dr. Valcemiro Nossa, “dentro de cada área temática, é formatada a possibilidade de painéis, palestras e workshops e, a partir daí, pensamos em nomes para o quadro de palestrantes”, explica Valcemiro.

Esta vigésima edição do Congresso traz como lema “Contabilidade: transparência para o controle social”. As áreas temáticas definidas pelo comitê são Auditoria e Perícia, Contabilidade e Governança Corporativa, Contabilidade Financeira, Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor, Socioambiental e Sustentabilidade, Contabilidade Tributária, Controladoria, Educação e Pesquisa em Contabilidade e Temas Livres.

Foram disponibilizadas para o CBC três lotes de inscrições.  O primeiro lote, com duas mil vagas, começou a ser vendido no dia 5 de maio, esgotando-se em apenas quatro meses.  O segundo lote, com cinco mil vagas já começou a ser vendido. O terceiro, quando for aberto, disponibilizará mil vagas.

A vice-coordenadora do Comitê, profa Dr. Márcia Martins Mendes De Luca, explica que pela estrutura física do Centro de Convenções haverá, em relação aos congressos anteriores, um maior número de workshops e fóruns. “A ideia é integrar profissionais, área acadêmica e editores”, avisa Márcia.

O Comitê é composto por Valcemiro Nossa, Márcia Martins Mendes De Luca, Adriano Rodrigues, Carlos Renato Theóphilo, Ernani Ott, Fábio Moraes da Costa, Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima, Ilse Maria Beuren, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Marcelle Colares Oliveira, Paulo Roberto Cunha, Roberta Carvalho de Alencar, Vera Maria Rodrigues Ponte e Vinícius Aversari Martins.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.