2021: Sistema CFC/CRCs completa 75 anos de criação e celebra data com seminário comemorativo

Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), que juntos formam o Sistema CFC/CRCs, irão celebrar, em 27 de maio de 2021, os seus 75 anos de existência.

O Sistema foi criado pelo Decreto-lei 9295, assinado pelo então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, no dia 27 de maio de 1946 e, ao longo de todos esses anos, o CFC e os CRCS cresceram e mostraram a essencialidade do profissional da contabilidade para o desenvolvimento econômico e sustentável do país.

“Será um ano de comemorações e homenagens a todos que fizeram e fazem parte dessa trajetória de grandes conquistas”, avisa o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Seminário

O seminário comemorativo aos 75 anos de regulamentação dos Conselhos de Contabilidade será realizado no dia 27 de maio, das 9h às 17h, com programação virtual, que será transmitida pelo canal do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no YouTube (https://www.youtube.com/cfcbsb). A participação é gratuita e todos os profissionais da contabilidade estão convidados a assistir.

O evento contará, durante o período da manhã, com uma mesa virtual, que será composta por Zulmir Ivânio Breda, presidente do CFC; Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); Adeildo Osório de Oliveira, presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC); José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC nas gestões 2004-2005 e 2014-2017 e detentor da Medalha Mérito Contábil João Lyra; Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon); e Valdir Coscodai, presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

A partir das 14h, haverá o painel “75 anos de regulamentação da profissão contábil no País: a visão das entidades parceiras do Sistema Contábil Brasileiro”, com a moderação de Aécio Prado Dantas Júnior, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC. Os contadores Maria Clara Bugarim, Valdir Coscodai, Sérgio Approbato Machado Júnior e Adeildo Osório de Oliveira serão os painelistas.

Em seguida, o seminário terá a palestra “Passado, presente e futuro da profissão”, a ser proferida por Antoninho Marmo Trevisan, contador e presidente da Trevisan Escola de Negócios. A moderação será feita por Zulmir Breda, presidente do CFC.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.