Uso de Tecnologias na Contabilidade é o novo tema da Edição Especial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), lançado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A ideia com esse tema atual é trazer para ao debate e pesquisa a inserção de diferentes tecnologias no ambiente educacional e de trabalho.
Nesse contexto, esta chamada é um convite para a submissão de artigos acadêmicos e técnicos que se estende a pesquisadores, estudantes e profissionais da área contábil.
Ao estruturar uma chamada específica para pesquisas de cunho tecnológico, a RBC se posiciona como uma fomentadora dos debates sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA), machine learning, blockchain, competências digitais, inovações tecnológicas, igualdade digital, aspectos éticos no uso de tecnologias, entre outros tópicos pertinentes à temática.
Abordar esses temas é uma oportunidade para fomentar soluções, reflexões e contribuições para os problemas das instituições de ensino, mercado de trabalho e sociedade em geral. A automatização de processos promovida por tecnologias como inteligência artificial, big data, blockchain e computação em nuvem acelerou o processo de análise de dados e geração de relatórios fazendo com que os contadores passassem a desempenhar funções mais estratégicas.
É nesse cenário que esta edição especial se posiciona. Assim, é incentivada a submissão de artigos acadêmicos e técnicos que abordem uma ampla gama de tópicos, incluindo, mas não se limitando a:
- Tecnologias emergentes na contabilidade: uso de ferramentas tecnológicas na contabilidade, tais como Inteligência Artificial (IA), machine learning, big data e análise de dados, blockchain, computação em nuvem e automação de processos no setor público e privado.
- Competências e formação profissional: desenvolvimento de competências digitais em contadores; impactos da tecnologia na formação de novos profissionais contábeis; adaptação da educação contábil às demandas tecnológicas; metodologias de ensino com uso de tecnologias; gamificação no ensino contábil; inserção de tecnologias nos currículos pedagógicos; ética e uso de IA; e impacto da IA na atuação docente.
- Impactos organizacionais e profissionais: estratégias organizacionais e adaptação cultural ao uso de tecnologias; eficiência, precisão e confiabilidade das informações contábeis; vantagem competitiva e crescimento dos negócios a partir de tecnologias; digitalização e transformação das práticas contábeis; impacto das tecnologias na auditoria e/ou perícia contábil; atuação estratégica do profissional contábil com uso de tecnologias no suporte às decisões; trabalho remoto e descentralizado no contexto contábil; impacto das tecnologias na contabilidade do setor público e/ou privado; tributos e uso de tecnologias; dilemas éticos no uso da tecnologia nas organizações.
- Riscos e incertezas associados ao uso de tecnologias: custos financeiros e estruturais para a adoção tecnológica; segurança e proteção de dados; dilemas éticos no uso de tecnologias; impactos da tecnologia em compliance e governança corporativa.
- Igualdade digital e inclusão tecnológica: regulações e normas de adaptação tecnológica; questões culturais e individuais relacionadas à adoção tecnológica na contabilidade; intenção de uso de tecnologias nas atividades contábeis; inclusão digital na contabilidade.
Este é um convite para todos os pesquisadores que estejam desenvolvendo estudos que discutam a interface entre tecnologias e contabilidade para submetê-los para a Revista Brasileira de Contabilidade.
No entanto, para a submissão, vale conferir algumas regras, entre outras: a) o artigo poderá ser submetido com até 4 autores e b) deve ter entre 10 (dez) e 15 (quinze) páginas, incluídos o resumo, considerações finais e/ou conclusão e referências. O prazo para a submissão de artigos segue até o dia 5 de abril de 2026 e a previsão para a publicação da edição especial da RBC é setembro/outubro do mesmo ano.
Para ler a Chamada de Trabalhos na íntegra, clique aqui
Sobre a Revista Brasileira de Contabilidade
Fundada em 1912, a Revista Brasileira de Contabilidade é a mais antiga revista técnica em contabilidade em edição no País. Ao longo da sua história, a RBC sofreu dois períodos de interrupção nas publicações, problema que deixou de existir a partir de 1971, quando o CFC assumiu a responsabilidade pela publicação da revista.
A publicação tem por objetivo valorizar o conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis. As edições são bimestrais e garantem que os profissionais da contabilidade tenham acesso às mais completas e atualizadas informações científicas e técnicas do mundo contábil.
Os autores interessados em publicar seus artigos na revista devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados no Manual do Articulista.
Os autores devem preencher os arquivos abaixo e encaminhá-los juntamente com o arquivo do artigo.
