CFC prorroga inscrições para prova de auditor de instituições ligadas ao Banco Central

Novo prazo será aberto entre os próximos dias 12 e 17 de julho

Joana Wightman
RP1 Comunicação

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) prorrogou o prazo para as inscrições na prova específica para os profissionais da contabilidade que pretendam atuar em auditorias de instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. O período de inscrições se encerrou no último dia 30, mas será aberto novo prazo entre os dias 12 e 17 de julho.

A prorrogação se deve a publicação da Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) n.º 4588/2017 que dispõe sobre a atividade de auditoria interna, devendo ser realizada por auditor independente devidamente habilitado, nas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC. A resolução prevê a implementação da atividade de auditoria interna até 31 de dezembro de 2017.

Para aumentar a participação de profissionais da contabilidade com interesse em exercer essa função até o período mencionado, o CFC decidiu pela ampliação do prazo de inscrições para a prova específica, que é realizada apenas uma vez por ano.

As inscrições estarão abertas a partir das 9h do dia 12 de julho e irão até às 14h do dia 17 do mesmo mês. Deverão ser efetuadas somente no Sistema EQT disponível no portal do CFC (www.cfc.org.br) e custam R$ 150.

A prova de Qualificação Técnica Geral (QTG) estará disponível somente para o candidato que efetuar a inscrição em prova específica para profissional da contabilidade que pretenda atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo BC e que não estiver inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC. No caso de dúvidas relativas à legislação e normativos do BC, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.