Agenda legislativa do sistema contábil é apresentada na Câmara

Conselho Federal de Contabilidade destaca importância de projetos ligados à  transparência e ao controle social.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) apresenta nesta quarta-feira (16) proposições para a agenda legislativa do sistema contábil brasileiro na Câmara dos Deputados, em Brasília.  Segundo o presidente do CFC, José Martonio Coelho, o conselho tem acompanhado todas as matérias relevantes que envolvem a discussão da contabilidade pública e privada.

“Esse trabalho vem trazendo importantes conquistas para a sociedade, como maior transparência na gestão pública, além de contribuir para a melhoria do controle social e do combate à corrupção”, afirma José Martonio Coelho. Já o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra, destaca que o conselho atua na interlocução desses temas com as três esferas de poder: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Entre os projetos de lei relacionados à esfera contábil está o PL 3262/2008, de autoria do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB), que tramita na Câmara e trata da criação do Conselho de Gestão Fiscal, órgão de deliberação coletiva, vinculado ao Ministério da Fazenda, com a participação de representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos municípios e de entidades representativas da sociedade.

Outro projeto ligado à área de controle é o PL 2834/2015, do senador Paulo Paim (PT/RS), que autoriza pessoas físicas a realizar doações aos fundos controlados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso diretamente em sua declaração anual do imposto de renda.

Proposições da Agenda Legislativa 2017 do Conselho Federal de Contabilidade

Data: 16/8/17 (quarta-feira)

Horário: 15 h

Local: Câmara dos Deputados

Por Joana Wightman
RP1 Comunicação

 

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.