COMISSÃO CRC MULHER DO MARANHÃO

O Decreto-Lei 9.295 de maio de 1946 instituiu o Conselho Federal de Contabilidade com a finalidade orientar e normatizar a profissão contábil. Até então, o mercado predominado por homens teve sua primeira contadora registrada em 10 de junho de 1947 no estado do Rio de Janeiro. Com o passar dos anos a quantidade de mulheres na contabilidade continuou crescendo de forma significativa conforme informações do CFC.

Com a certeza da crescente presença feminina na área contábil ficou inegável a importância da mulher nesta profissão e na sociedade. Todavia, sua participação em cargos ou funções de destaques estão muito aquém do esperado. Para impulsionar este movimento inclusivo o Conselho Federal de Contabilidade criou em 1990 o projeto “Mulher Contabilista”. Cada Conselho Regional possui uma Comissão responsável em praticar metas inclusivas, de acordo com a comissão nacional coordenada pelo CFC, para as mulheres no cenário político, empreendedor e social.

Como resultado dessa mudança de cenário a contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim ocupou o posto máximo da contabilidade. Eleita em 2006 a primeira presidente do Conselho Federal de Contabilidade onde permaneceu até 2010. No Estado do Maranhão a participação das mulheres, comparadas a proporcionalidades de contadoras ativas, está em processo de desenvolvimento. Uma trajetória de mulheres fortes nos inspiram a carregar a bandeira de fortalecimento da mulher na contabilidade. No histórico da presidência do CRCMA damos destaque a contadora Eulália das Neves Ferreira, a primeira e única mulher a ocupar o cargo da Presidência na Regional do Maranhão. Também merecem destaque pelo sua força e desempenho as Vice-Presidente, Conselheiras, funcionárias do CRC e Coordenadoras de diversas comissões que juntas impulsionam a valorização das mulheres na contabilidade.