CFC discute cooperação com entidade contábil da Guiana Francesa

Demanda de empresas guianenses interessadas no mercado brasileiro motivou reunião sobre intercâmbio técnico e capacitação profissional.

Ponte binacional franco-brasileira que liga Amapá e Guiana Francesa.
(Foto: Divulgação/Ministério das Cidades)

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Conselho Regional de Contabilidade do Amapá (CRCAP) se reuniram, na quarta-feira (12), com representantes do Comité départemental de l’Ordre des experts-comptables de la Guyane (OEC Guyane), entidade que representa, orienta e fiscaliza o exercício da profissão contábil na Guiana Francesa.

No encontro, foram discutidas iniciativas de intercâmbio técnico e capacitação para preparar profissionais da contabilidade brasileiros e franceses no assessoramento de empresas interessadas em atuar nos dois territórios. Participaram da reunião, realizada por videoconferência, a embaixadora internacional do CFC, Maria Clara Bugarim; o presidente do CRCAP, Fabiano Pimentel; a presidente da OEC Guyane, Naïké Bouchaut, e a vice-presidente da entidade francesa, Sharina Lebeau.

Segundo as representantes francesas, empresas interessadas em negociar ou se estabelecer no Brasil têm recorrido aos experts-comptables, título profissional regulamentado na França, em busca de orientação. Esses profissionais enfrentam dificuldades para atendê-las, em razão do desconhecimento das regras contábeis, tributárias, empresariais e trabalhistas brasileiras e da barreira linguística. 

As primeiras demandas identificadas envolvem operações de importação e exportação e atividades agrícolas. A OEC Guyane pretende ouvir escritórios contábeis e entidades empresariais da região, entre elas o Mouvement des entreprises de France (MEDEF),para dimensionar essa procura e identificar os setores mais interessados no mercado brasileiro.

Do lado do Brasil, o presidente do CRCAP indicou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP) e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) como possíveis fontes de informação sobre empresas e setores envolvidos nas relações com a Guiana Francesa.

Fabiano Pimentel destacou ainda a crescente integração entre o Amapá e a Guiana Francesa e associou o movimento às perspectivas abertas pela fase exploratória de petróleo no estado, cujos efeitos já são observados em setores como serviços e hotelaria.

Cooperação estratégica

Embaixadora internacional do CFC,
Maria Clara Bugarim

(Foto: Cláudio Noy)

Diante desse cenário, as entidades discutiram a possibilidade de um acordo de cooperação que aproxime os profissionais dos dois lados da fronteira e amplie o conhecimento sobre as exigências aplicáveis às empresas em cada território. Entre as frentes sugeridas estão o intercâmbio de informações, a orientação técnica sobre a constituição e a operação de empresas e a realização de encontros com especialistas e com representantes do setor empresarial.

A capacitação dos profissionais da contabilidade brasileiros ocorreria no próprio Amapá, conduzida pela OEC Guyane com apoio do CFC e do CRCAP, e trataria da legislação que incide sobre quem pretende fazer negócios na Guiana Francesa.

Entre as possibilidades levantadas está a realização de capacitações no Amapá, com apoio do CFC e do CRCAP, em que a entidade francesa apresentaria as regras aplicáveis a quem pretende fazer negócios na Guiana Francesa. A formação atenderia contadores brasileiros que assessoram empresas com operações no território francês.

Para a embaixadora internacional do CFC, Maria Clara Bugarim, essa interlocução evidencia o papel da profissão contábil como facilitadora da integração e da internacionalização empresarial, sobretudo em uma região fronteiriça com perspectivas de crescimento das suas relações comerciais.

“A aproximação entre a contabilidade brasileira e os experts-comptables da Guiana Francesa abre espaço para compartilhar conhecimento, qualificar o assessoramento empresarial e contribuir para o desenvolvimento de uma região estratégica, em atuação conjunta com o CRCAP, projetando a contabilidade brasileira em um eixo que conecta Brasil, França e União Europeia”, afirmou a embaixadora.

Como desdobramento da reunião, o CFC e o CRCAP foram convidados a participar de uma conferência empresarial promovida pela OEC Guyane em 15 de outubro, em Caiena. O encontro abordará as relações econômicas da Guiana Francesa com países da região e reservará espaço à apresentação do ambiente de negócios brasileiro e da contribuição dos profissionais da contabilidade no apoio a empresas estrangeiras.

Por Ana Paula Leitão
Comunicação CFC

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Nossa central telefônica está temporariamente inoperante. Enquanto o serviço é restabelecido, os contatos podem ser realizados pelos números: (61) 99127-7313 | (61) 99277-0237 | (61) 99633-2770 | (61) 99633-5016

X