Movimento possui mais de 45 pautas em tramitação no Congresso Nacional
A participação ativa da sociedade na construção de políticas públicas marcou a sessão solene realizada nesta quarta-feira (10), no Plenário do Senado Federal, para o lançamento da Agenda Legislativa 2026 do Grupo Mulheres do Brasil. Representando o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a conselheira e diretora da Escola de Governança da entidade, Marisa Schvabe, destacou a importância de a classe contábil estar presente em debates que impactam diretamente a sociedade brasileira.
A Agenda Legislativa 2026 apresentada pelo movimento foi construída a partir da convicção de que políticas públicas se tornam mais efetivas quando as mulheres participam de sua formulação, do planejamento orçamentário e dos mecanismos de fiscalização.
O documento reúne posicionamentos prioritários sobre mais de 45 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, organizados em sete eixos temáticos: enfrentamento à violência contra a mulher; participação política e representatividade; autonomia econômica e trabalho; saúde da mulher; orçamento sensível ao gênero; educação e formação; e violência digital, inteligência artificial e ambiente online.
Durante a cerimônia, Marisa Schvabe ressaltou que a presença do CFC em iniciativas dessa natureza reflete o compromisso da instituição com temas estratégicos para o desenvolvimento do país. “Nós, como entidade, embora representativa da classe, não podemos ficar restritos a pautas somente técnicas. Precisamos, sim, estar envolvidos em todas as agendas que sejam relevantes para o país”, afirmou.
Para a conselheira, acompanhar discussões que envolvem inclusão, participação social, educação e desenvolvimento econômico também faz parte do papel institucional desempenhado pelo Conselho, especialmente em um cenário em que a governança e a sustentabilidade das políticas públicas ganham cada vez mais relevância.
Segundo o Grupo Mulheres do Brasil, o lançamento da Agenda Legislativa representa um marco em sua trajetória. “É a consolidação formal, juntamente com as bancadas femininas no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, de posicionamentos prioritários sobre projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. É um documento que aponta onde estamos e aonde queremos chegar”.
Grupo Mulheres do Brasil
Fundado em 2013, o Grupo Mulheres do Brasil é um movimento suprapartidário que reúne mais de 140 mil mulheres em torno de 19 causas organizadas em comitês temáticos. O grupo defende igualdade de oportunidades entre mulheres e homens e luta pelo fim da violência de gênero.
Desde a fundação, iniciada por 40 mulheres de diferentes segmentos, o grupo constrói sua trajetória de forma sólida e propositiva em políticas públicas. Elaboram diagnósticos, desenvolvem pautas e apresentam soluções concretas aos poderes constituídos.
A sessão solene, realizada no plenário do Senado Federal, pode ser assistida na íntegra aqui.
Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

