Vice-presidente do CFC associa conformidade e segurança jurídica em palestra com a PGR 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou da palestra do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, no encerramento do II Congresso de Governança nos Conselhos Profissionais. O vice-presidente de Governança e de Gestão Estratégica da autarquia, Haroldo Santos Filho, foi o mediador do debate, que tratou sobre “Segurança Jurídica e Estabilidade”. A exposição aconteceu na última sexta-feira (25), em Brasília/DF. 

Para Santos Filho, o tema é de fundamental importância para a governança dos conselhos profissionais. “Segurança Jurídica nada mais é do que uma forma de você dar segurança às pessoas de que, se houver segurança, elas serão programadas, elas não afetarão diretamente, da noite para o dia, uma programação. E isso é estabilidade, é conformidade, transparência, todos esses princípios que devem ser observados na administração pública e, principalmente, quando se quer desenvolver governança numa administração”.

De acordo com o vice-presidente, o CFC é uma das instituições que estão na frente nessa corrida pelo aprimoramento desse sistema. “Há pouco tempo, foi criada uma Vice-Presidência de Governança e de Gestão Estratégica, no lugar do que era a VP Operacional, exatamente para dar essa conotação de destaque e de importância para a governança. Eu reputo, dos sistemas profissionais, o CFC certamente está entre os primeiros no que diz respeito ao desenvolvimento, ao aprimoramento da sua governança”

E, para enfatizar o trabalho que o CFC faz nesse sentido, ele citou: “A gente promove treinamentos para que possam servir de modelo para outros conselhos profissionais. A gente fala isso sem nenhum demérito aos demais, muito pelo contrário. A gente, por ter essa vocação de contadores, conversou melhor, com mais facilidade nessa área, e faz isso com muito orgulho e com muito boa vontade. Esse é um dos muitos papeis do Conselhão [Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas], que reúne todos os conselhos de fiscalização profissional”.

Haroldo Santos Filho resumiu o significado do encontro com Paulo Gonet representando o CFC. “Foi uma experiência extraordinária estar lá no palco, observando e participando da palestra do Procurador-Geral da República. Eu acho que o caminho que o CFC está seguindo é um caminho acertado e que vai servir e que vai dar muitos bons frutos ainda!”

Por Saulo Moreno
Comunicação CFC

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Nossa central telefônica está temporariamente inoperante devido a um problema técnico na rede da operadora.

Enquanto o serviço é restabelecido, os contatos podem ser realizados pelos e-mails disponíveis no site do CFC, na aba “O Conselho/Vice-presidências”.

X