CFC e Sebrae de mãos dadas pelo desenvolvimento do Brasil e pela sustentabilidade dos pequenos negócios

Gustavo Sousa
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Sebrae Nacional avançam no alinhamento de uma parceria estratégica voltada ao fortalecimento da sustentabilidade nas micro e pequenas empresas brasileiras. O tema foi tratado em reunião realizada na sede do CFC, nesta quarta-feira (28), em Brasília, entre o presidente da entidade, Joaquim Bezerra, a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, e a gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão, Georgia Nunes.

No encontro, as instituições discutiram ações conjuntas para apoiar a implantação de novas normas de sustentabilidade nos pequenos negócios, com ênfase no papel estratégico da Contabilidade como indutora de boas práticas, conformidade e geração de valor. Também foi destacado o caráter pioneiro do Brasil ao estruturar iniciativas voltadas especificamente às micro e pequenas empresas no campo da sustentabilidade.

A reunião avançou ainda na concepção de um programa nacional de formação de contadores para a implementação das normas de sustentabilidade nas micro e pequenas empresas. A proposta inclui uma formação mais direcionada, com capacitações nichadas por áreas de mercado, de forma a atender às especificidades de diferentes setores econômicos e ampliar a efetividade da atuação profissional.

Nesse contexto, Joaquim Bezerra propôs a construção de um projeto conjunto de apoio à qualificação profissional, unindo as competências técnicas e institucionais do CFC e do Sebrae. A iniciativa prevê ações integradas de formação, com foco no compartilhamento do conhecimento acumulado pelo CFC na formação dos profissionais da contabilidade, de modo a agregar valor ao processo de transição sustentável das empresas.

Ao longo do encontro, o presidente do CFC também lançou o desafio de levar as práticas da Contabilidade brasileira a fóruns internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando o potencial do País em contribuir com a agenda global de sustentabilidade a partir da experiência com micro e pequenas empresas.

A parceria estratégica entre CFC e Sebrae deve ser formalizada com a assinatura de um compromisso no próximo dia 10 de março. Entre os encaminhamentos, está o apoio financeiro do Sebrae para a formação e capacitação de contadores em todo o País, fortalecendo o protagonismo da categoria frente às novas exigências normativas e às demandas do mercado.

Ao sintetizar o espírito da cooperação, Joaquim Bezerra destacou que “Sebrae e CFC celebram uma aliança estratégica pelo desenvolvimento do Brasil”, ao reafirmar a convergência institucional em torno de uma agenda que alia sustentabilidade, qualificação profissional e fortalecimento das micro e pequenas empresas.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.