CFC reforça benefícios da plataforma EduCont e reafirma compromisso com a classe contábil

Por Rhafael Padilha 
Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vem a público reforçar uma iniciativa estratégica para expandir e aprimorar o programa de Educação Continuada, oferecido a todos os profissionais da contabilidade no Brasil. Trata-se da plataforma EduCont, lançada oficialmente durante o Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em setembro de 2025, em Aracaju/SE. Nesse sentido, é importante lembrar que a plataforma representa um significativo avanço na modernização da gestão e na adequação aos progressos tecnológicos. Seu objetivo é o aperfeiçoamento dos processos operacionais e o consequente aumento da eficiência dos serviços prestados por todo o Sistema CFC/CRCs.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, José Donizete Valentina, incentivou o uso da plataforma ao destacar a atualização constante dos conteúdos. “Um exemplo são as palestras realizadas durante a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP), também realizada em Aracaju, em novembro. A ideia é que todos possam assisti-las para aprimorarem seus conhecimentos nesse ramo. Contamos com todos os Conselhos Regionais nesse nobre compromisso de alimentar a plataforma com cursos, lives, entre outros”, disse. 

Atualmente, a plataforma EduCont reflete a maior democratização do Sistema CFC/CRCs, uma vez que poderá beneficiar mais de 520 mil trabalhadores. Com a utilização digital única, a busca pelo nível de excelência profissional é significativa: 

  • unificação e centralização: propiciar maior alcance, efetividade, eficiência e economicidade na gestão da educação continuada; 
  • padronização de qualidade: garantir um padrão de qualidade único nos conteúdos e operações, fortalecer a imagem institucional e facilitar a usabilidade pelos profissionais; 
  • redução de conflitos: minimizar conflitos de datas e sobreposição de conteúdo similar entre as ofertas de capacitação dos Conselhos; e 
  • visibilidade global: oportunizar uma visão holística da atividade finalística do Sistema, a partir da concentração de conteúdo em um único ambiente.

Tecnologia de Ponta e Funcionamento Descentralizado  

A plataforma EduCont foi desenvolvida em uma infraestrutura em nuvem e utiliza o ambiente Moodle, uma solução amplamente reconhecida e utilizada por instituições de ensino e escolas de governo de referência (como Enap, EVG, EGOV e ISC-TCU), garantindo robustez e uma ampla gama de funcionalidades. 

No modelo de funcionamento, os CRCs serão responsáveis pela administração de suas respectivas páginas na plataforma, incluindo a inserção e gestão dos cursos e eventos na modalidade EaD. O CFC vem atuando como centralizador da solução tecnológica, não sendo responsável pela criação ou pela curadoria direta do conteúdo. Com isso, o CFC reafirma o compromisso do Sistema CFC/CRCs com o desenvolvimento profissional e a excelência dos serviços prestados à classe contábil brasileira.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.