Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
A conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Monica Foerster, foi nomeada membro do International Federation of Accountants (Ifac) Nominating Committee, órgão estratégico responsável pela identificação, análise e seleção dos candidatos às diferentes posições voluntárias da Ifac. O mandato terá início em 1º de janeiro de 2026, com vigência de dois anos, com recondução para mais dois anos.
O Nominating Committee (NC) é composto por seis a oito membros, entre eles, o presidente e o vice-presidente da Ifac, e prioriza em sua composição o equilíbrio e diversidade de gênero, localização geográfica e expertise profissional. A nomeação de Monica Foerster reforça o papel estratégico do Brasil na definição de lideranças e prioridades globais da profissão contábil, uma vez que o comitê é responsável, por exemplo, pelo “due process” da seleção e recondução de todos os membros do Board, do próprio NC, e dos Grupos e Painéis da Ifac – o que inclui o presidente e vice-presidente da Ifac, os presidentes dos comitês e painéis, e os membros efetivos dos boards e grupos.
Há mais de dez anos o comitê não possuía um brasileiro como membro. “Trata-se de uma posição estratégica, que pressupõe confidencialidade absoluta nos processos. Ter um representante da América Latina é uma oportunidade ímpar, pois estimula e amplia a possibilidade de identificação e engajamento dos melhores profissionais da região para as posições na Ifac”, disse a conselheira do CFC.
A nomeação foi articulada em coordenação entre o CFC e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) e reforça o papel estratégico do Brasil na governança global da profissão contábil. Como representante da América Latina, Monica Foerster terá papel chave no fortalecimento da interação entre a Ifac e as Organizações Contábeis regionais (PAOs, na sigla em inglês), como o próprio CFC e Ibracon.
Trajetória profissional
Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Monica Foerster possui mais de 25 anos de experiência profissional. Já atuou como membro de conselhos fiscais em entidades do setor privado. Atualmente é conselheira do CFC e membro do Conselho de Administração do Ibracon Nacional.
A carreira internacional iniciou em 2014, como membro do Comitê de Pequenas e Médias Empresas (SMPAG) da Ifac. Em 2017 assumiu a presidência deste comitê. Monica Foerster conduziu, em paralelo, outras atividades. Em 2016 iniciou o mandato como membro do Grupo Consultivo de Políticas Públicas e Regulamentação (PPRAG) da Ifac, e em 2024 como membro do Stakeholders´Advisory Council do Conselho de Supervisão do Interesse Público (PIOB).
Sua carreira internacional se consolida com a nomeação para o Ifac Nominating Committee, durante a Reunião Ordinária do Conselho da Ifac, realizada no México, em 12 de novembro de 2025.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.


