RBC: submissão de artigos cresce cerca de 100%

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

A Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) bateu recorde de recebimento de artigos em 2025. Este ano, o número de trabalhos submetidos cresceu cerca de 100% em comparação com 2024. Com mais de um século de história, a RBC é a mais antiga revista de contabilidade em edição no país. Publicada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o veículo recebe artigos técnicos e científicos de todas as regiões brasileiras.   

A coordenadora do Conselho Editorial da RBC, professora doutora Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, falou sobre os possíveis motivos para esse crescimento. “Não atribuo a um único fator, e sim a vários. Dentre eles, o alcance da RBC, sua tradição. Mas acredito que a visibilidade que a RBC proporciona ao pesquisador e o Prêmio Olívio Koliver são os principais fatores. A RBC é uma revista consolidada que alcança um público de mais de meio milhão de leitores. Isso é muito expressivo. Adicionalmente, o Conselho Federal de Contabilidade vem investindo muito na divulgação da RBC. O projeto RBC Itinerante, por exemplo, está levando a RBC para vários eventos importantes da Contabilidade. Este ano estivemos presentes na USP International Conference on Accounting, em São Paulo, e estaremos no Congresso Anpcont, que acontecerá, em dezembro, em Brasília”, contou.

Em 2024, 72 artigos foram submetidos à RBC. Em 2025, foram 143. Este número representa um aumento de 98% no encaminhamento de trabalhos. Somente a Edição Especial, que abordou o tema Educação e Pesquisa em Contabilidade, recebeu 36 trabalhos.  

Na dinâmica da RBC, são publicadas seis edições por ano, sendo uma a cada bimestre. As revistas são disponibilizadas em formato on-line, com exceção da Edição Especial, que também é impressa. Todo o conteúdo recebido é avaliado pelo Conselho Editorial da revista, composto por professores doutores vindos de universidades de diferentes partes do país.

Jacqueline Veneroso explica que a ampliação no número de artigos fortalece a qualidade das pesquisas em Ciências Contábeis. “Quanto maior o número de artigos submetidos a um periódico, maior a probabilidade de publicação de artigos mais qualificados. É uma questão de concorrência”, afirmou. A acadêmica ainda destacou os avanços que a revista tem alcançado. “O fortalecimento da RBC é visível. As edições especiais temáticas que estão sendo publicadas são um exemplo disso. A primeira delas, comemorativa dos 50 anos da RBC, tendo o Conselho Federal de Contabilidade à frente, foi lançada em 2021. Na sequência, vieram Educação Financeira, em 2022; Tributação e Contabilidade, em 2023; Sustentabilidade Corporativa, em 2024; e, este ano de 2025, Educação e Pesquisa em Contabilidade”, exemplificou. A coordenadora da RBC também contou que o lançamento da chamada para a Edição Especial de 2026 será feito no Congresso Anpcont, que acontece em dezembro. A temática abordada será Uso de Tecnologias na Contabilidade.

A professora ainda prometeu novidades para o próximo ano. “O Conselho Editorial procura sempre trazer algum novo atrativo para a RBC. Para 2026, já estão previstas algumas surpresas. É só aguardar”.  

Projeto RBC Itinerante

A iniciativa tem a finalidade de promover a RBC e estimular a produção para a divulgação na revista. Por meio do projeto, membros do Conselho Editorial e do CFC participam de diferentes eventos acadêmicos na área da Contabilidade, em que apresentam a RBC e explicam como submeter os artigos para este veículo. Nesses encontros, os interessados podem tirar dúvidas e conhecer mais a revista.

Prêmio Olivio Koliver

A premiação tem o objetivo de estimular a produção de pesquisas técnicas e científicas na área contábil e, simultaneamente, homenagear Olivio Koliver, um dos expoentes da Contabilidade brasileira. O reconhecimento é entregue ao melhor artigo selecionado, entre aqueles publicados na RBC no ano anterior à entrega do troféu. O processo de seleção possui etapas normatizadas e conta com o trabalho de professores doutores do Conselho Editorial da revista e da Banca Examinadora e Julgadora, previamente nomeada por uma Portaria do CFC.

A condecoração foi instituída pelo CFC, promovida pela RBC e entregue pela primeira vez em 2014. O autor, ou autores, do artigo escolhido recebe um troféu. Essa premiação, normalmente, é entregue em uma das reuniões Plenárias do Conselho, que acontece em sua sede, em Brasília/DF. Os vencedores são, previamente, avisados para que possam se programar. A entidade arca com os custos de deslocamento nacional e hospedagem dos agraciados para a participação na solenidade de entrega do prêmio.

A RBC

Fundada em 1912, a RBC é a mais antiga revista de contabilidade em edição no país. Com edições bimestrais, a publicação tem por objetivo valorizar o conhecimento acadêmico produzido por estudantes, professores e pesquisadores de Ciências Contábeis.

Conheça mais sobre a RBC e como submeter artigo, aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.