Por Bruna Stalla
Comunicação CRCRS
Na manhã de quarta-feira (19), a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) recebeu, no palco 1, a palestra “Contador no Orçamento Público: Protagonismo na Gestão e na Decisão”.
O palestrante, Cristiano Rambo, é conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), possui trajetória marcada pela atuação na gestão pública, exerceu cargos como Secretário da Fazenda, Contador-Geral e Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Tramandaí (RS), além de consultor orçamentário e técnico-contábil em diferentes órgãos municipais.
Rambo trouxe reflexões sobre o papel essencial do contador no processo orçamentário, destacando como a atuação técnica e estratégica desses profissionais fortalece a governança, a transparência e a eficiência na administração pública.
Quanto aos desafios muitas vezes enfrentados nessa esfera, o palestrante citou as mudanças constantes na legislação, a necessidade de capacitação constante e o aumento do volume de informações obrigatórias.
“O contador é peça fundamental na boa governança pública”, enfatizou, pontuando que é necessário dar destaque ao trabalho do contador, não somente perante a gestão, mas à sociedade.
Suani Braga mediou a palestra. Contadora Geral da Prefeitura de Manaus, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) e conselheira-presidente do COFIS/Manaus Previdência, fez algumas provocações sobre os cenários futuros. Dentre outros aspectos, Rambo pontuou que o contador terá mais espaço, pois deve atuar como protagonista e promotor da sustentabilidade e ESG público, além de especialista em gestão de custos e desempenho.
A CNCP
Em sua 1ª edição, a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) inaugura um novo espaço para o debate sobre a gestão pública no Brasil. Idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis, a conferência acontece nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, no Salles Multieventos, em Aracaju/SE. O evento reúne gestores públicos e profissionais das áreas de Finanças, Administração, Planejamento, Contabilidade e Controle. Com o mote “Governança e transparência para uma gestão pública inovadora e sustentável”, o encontro propõe reflexões sobre os rumos da contabilidade pública e seus impactos na administração contemporânea.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

