CNCP: painel analisa panorama geral do BGU e do e BSPN em 2024

Por Emanuel Rocha, com supervisão de Daniel Guerra

CRCRR

O sétimo painel da Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP), realizado na tarde desta terça-feira (18), teve como palestrante Heriberto Nascimento, subsecretário de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Ele falou sobre o panorama do Balanço Geral da União (BGU) e do Balanço do Setor Público Nacional (BSPN) em 2024.

"O processo de evolução tecnológica foi muito importante para atender o avanço  tecnológico nessas duas frentes. Percebemos que temos evoluído nos últimos anos, principalmente por termos investido para avançar no Ranking da Qualidade da Informação", pontuou Nascimento.

Ele exemplificou os avanços convidando o público a imaginar uma empresa tendo déficit de caixa. “Ela está com problema, essa é a nossa realidade momento. Até  conseguirmos atingir equilíbrio, é preciso perseguir o superávit", completou.

Antonio Alves de Carvalho, auditor-chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Certificação de Contas (AudFinanceira), foi o outro palestrante. Ele apontou que o principal valor que um tribunal de contas pode gerar é produzir transparência. Carvalho destacou que o trabalho feito pelas auditorias do TCU e da AGU cobrem 94,28% dos dados ativos totais, servindo de exemplo para outros países.

A CNCP

Em sua 1ª edição, a Conferência Nacional de Contabilidade Pública (CNCP) inaugura um novo espaço para o debate sobre a gestão pública no Brasil. Idealizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Sergipana de Ciências Contábeis, a conferência acontece nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, no Salles Multieventos, em Aracaju/SE. O evento reúne gestores públicos e profissionais das áreas de Finanças, Administração, Planejamento, Contabilidade e Controle. Com o mote “Governança e transparência para uma gestão pública inovadora e sustentável”, o encontro propõe reflexões sobre os rumos da contabilidade pública e seus impactos na administração contemporânea.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.