Artigo: História do Projeto Jovens Lideranças Contábeis é destaque no Dia do Profissional da Contabilidade

Por Membros da Comissão Nacional Jovens Lideranças Contábeis

Estamos diante de um cenário em que, de um lado, apresenta uma nuvem de incertezas oriundas de uma crise instalada e de outro, ainda que não exaltado, um horizonte promissor, pelo tamanho da riqueza do nosso País e das oportunidades que devem surgir nesse contexto.

A Contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo e, ao longo de sua história, construiu um alicerce importante para as tomadas de decisões, sobretudo, para o controle, o registro e a transparência, por meio de suas informações. Assim, o profissional da contabilidade assume hoje o papel de transformador e protetor da sociedade.

A profissão contábil congrega mais de 530 mil profissionais em todo o País e, em sua academia, tem, ao mesmo tempo,  440 mil estudantes de Ciências Contábeis sendo preparados para o mercado de trabalho.

O Conselho Federal de Contabilidade, considerando a importância da participação dos estudantes de Contabilidade e dos jovens profissionais no fortalecimento e desenvolvimento da classe contábil e da sociedade, instituiu a Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, a qual coordena o projeto CFC Jovem, que visa promover e incentivar a formação de lideranças comprometidas com a valorização profissional.

Acredita-se que a integração dos estudantes e dos profissionais recém-ingressos no mercado de trabalho ao Sistema CFC/CRCs, focado na cultura empreendedora e de responsabilidade social, promove diretamente o crescimento da classe contábil, contribuindo para a construção de uma imagem de proteção da sociedade.

Atualmente, o projeto está inserido nas ações da Vice-Presidência de Política Institucional e é coordenado pelo contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho, conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, cujo objetivo é despertar e fortalecer jovens lideranças na profissão contábil, desenvolver ações empreendedoras e promover a participação social.

Seguem abaixo os objetivos gerais do projeto:

  • Proporcionar e fomentar a formação de lideranças e a cultura empreendedora na classe contábil.
  • Despertar nos alunos de ensino médio (escolar) o interesse para o curso de Ciências Contábeis, demonstrando o valor da profissão contábil.
  • Integrar os estudantes de Ciências Contábeis ao Sistema CFC/CRCs por meio da sua participação nas atividades e ações do sistema contábil brasileiro.
  • Conscientizar o bacharel em Ciências Contábeis da importância do registro profissional.
  • Disseminar entre os jovens profissionais a importância e a força política e social da classe contábil no Brasil.
  • Despertar a sociedade brasileira para a importância do profissional da contabilidade no cenário nacional.
  • Promover projetos de capacitação para as oportunidades, diante das diversas áreas de atuação da profissão.
  • Promover e apoiar eventos e ações dos estudantes e dos jovens profissionais.
  • Atuar em parceria com o Programa do Voluntariado da Classe Contábil.

Diante do cenário, destacamos a importância de parabenizar e de registrar que atualmente temos mais de 3 mil jovens profissionais, em todo o Brasil, envolvidos diretamente nas ações  do Projeto CFC Jovem, que, somente nos últimos 2 anos, fez chegar as suas ações a mais de 50 mil jovens profissionais da contabilidade em todo o País.

Hoje, dos 527.621 profissionais no Brasil, somos 131.958 jovens contadores compreendidos na faixa etária de até 35 anos, com um ingresso de 111.220 profissionais nos últimos cinco anos no Sistema CFC/CRCs, o que representa 21% da classe contábil atual. Este dado nos conclama para o desenvolvimento de projetos que visem à formação de jovens líderes, ao fomento do empreendedorismo e ao engajamento nas ações de responsabilidade social por este público.

Vejam onde estão os jovens profissionais no Brasil (dados de abril/2016):

jovens

Fonte: elaboração própria

A atual Comissão Nacional de Jovens Lideranças Contábeis, constituída pela Portaria CFC nº 048/2016, de 19 de fevereiro de 2016, tem a composição abaixo descrita para coordenar, subsidiar e acompanhar as ações relativas aos CRC Jovem de cada Conselho Regional de Contabilidade (CRC):

  • Joaquim Bezerra - Coordenador Nacional - joaquimbezfilho@uol.com.br
  • Andrey Ricardo Lima Oliveira - representante de região Norte - andrey13contador@gmail.com
  • Jéssica Oliveira de Souza - representante da região Nordeste - jessicaoliveirasou@gmail.com
  • Patrícia Pereira Castro - representante da região Centro-Oeste - ctcastro@globo.com
  • Ricardo Pocetti - representante da região Sudeste - ricardo.pocetti@terra.com.br
  • Priscila Propp - representante da região Sul - priscila@gpassociados.com.br
jovens2

Da esq. para a dir.: Os membros da Comissão: Ricardo Costa Pocetti, Patrícia Pereira Castro, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, Jéssica de Oliveira Souza, Priscilla Camila Gheno Propp e Andrey Ricardo Lima de Oliveira

Contudo, esta construção vem de longas datas, pois o projeto tem sua origem na gestão do presidente Alcedino Gomes Barbosa (2002/2003), ocasião em que foi lançado o primeiro periódico com participação direta do movimento estudantil e em que foi criado o Projeto de Integração Estudantil. Na época, o projeto era coordenado pela então conselheira do CFC Jucileide Leitão e composto pelos estudantes Werbert Fernandes (GO), Dario Nascimento (AM), Alberto Toledo (PR), Walquiria Bernardes (MG) e Adriana Vasconcelos(PB).

jovens3

Comissão do Projeto de Integração Estudantil, coordenada pela professora e conselheira do CFC, na época, Jucileide Leitão (ao centro)

Posteriormente, na gestão da presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim (2006/2007 e 2008/2009), criou-se o Projeto CFC Jovem, que, na época, era formado por Marcia Alcazar (SP), Brunno Sitonio (PB), Daniel Coelho (CE), Rúbia Magalhães (SC) e Joaquim Bezerra (PI). Apesar de os projetos terem composições distintas, eles se relacionavam diretamente, por isso decidiu-se uni-los.

jovens4

Da esquerda para direita: Daniel Coelho, Joaquim Bezerra Filho, Marcia Alcazar, Maria Clara Cavalcante Bugarim, Rúbia Magalhães e Brunno Sitonio

Na gestão do presidente Juarez Domingues Carneiro (2010/2011 e 2012/2013), o projeto começava a tomar ainda mais força. Em uma reunião realizada nos dias 28 e 29 de março de 2013, na cidade de João Pessoa (PB), ficou definido que a comissão passaria a se chamar “Comissão de Jovens Lideranças Contábeis”. A essa altura, a composição da comissão já havia mudado e seus integrantes eram: Joaquim Bezerra, coordenador; Bruna Faccin, representante da região Sul; Brunno Sitonio, representante da região Nordeste; Marcelo Machado, presidente da Fenecic; Patrícia P. Castro, representante da região Centro-Oeste; Ricardo Pocetti, representante da região Sudeste; e Julio Ramon, representante da região Norte.

jovens5

Da esquerda para a direita: Marcelo Machado (Fenecic); Brunno Sitonio de Oliveira (PB); Patricia Castro (MS); Juarez Domingues Carneiro, presidente do CFC (gestão 2010-2014); Joaquim de Alencar Bezerra Filho, coordenador nacional da Comissão; e Bruna Faccin (RS)

Buscando sempre o melhor para o projeto, considerado muito importante para o Sistema, o atual presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, iniciou o seu mandato, já em seu discurso de posse, dizendo: “Uma das metas do meu mandato é formar, incentivar e preparar jovens lideranças!”. Assim, o Projeto Jovens Lideranças Contábeis tornou-se um dos pilares da gestão do presidente do Conselho Federal de Contabilidade.

O time da comissão foi renovado, em 2014, com a seguinte composição: Joaquim Alencar Bezerra Filho, coordenador; Priscila Propp, representante da região Sul; Jéssica Oliveira, representante da região Nordeste e os estudantes do Brasil; Patrícia P. Castro, representante da região Centro-Oeste; e Ricardo Pocetti, representante da região Sudeste.

jovens6

Membros da Comissão com o presidente do CFC e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, durante visita do então presidente do CFOAB ao CFC: (da esquerda para direita) Ricardo Pocetti; Patrícia Castro; Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente da OAB Nacional; Priscila Propp; José Martonio Alves Coelho, presidente do CFC; e Joaquim Bezerra Filho

Por tudo isso, a Comissão de Jovens Lideranças Contábeis, dentro do Projeto CFC Jovem, acredita na construção de um amanhã próspero para a nova geração da classe contábil brasileira. Hoje com uma história já consolidada e com ações que vê ao encontro dos anseios maiores  da profissão contábil brasileiras,  a Comissão parabeniza cada um dos profissionais da contabilidade do nosso País, em especial, esta comunidade que jamais deixará de ser a nossa esperança.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.