Por Fabrício Lourenço
Com informações do CRCRS
Com a participação do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, a 20ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul foi aberta oficialmente na quarta-feira (27), em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Em sua maior edição da história, o evento reúne até sexta-feira (29) mais de 2,3 mil profissionais, estudantes e especialistas da área para debater inovação, ética, desenvolvimento econômico e os novos rumos da profissão no Brasil.
A noite de abertura foi marcada pela palestra magna do publicitário e especialista em transformação digital Walter Longo, que apresentou o tema “Surfando na Onda da Inteligência Artificial: os Desafios da Contabilidade”. Referência nacional em inovação, ele destacou o impacto irreversível da IA sobre diversas profissões, incluindo a contábil:
“Não vivemos mais um tempo de mudanças, mas uma mudança de tempo. A inteligência artificial amplia a produtividade como jamais imaginamos, mas não substitui o contador. Ao contrário: automatiza o burocrático e o liberta do excesso de trabalho, para que seja valorizado pelas ideias”, afirmou.
A solenidade contou com a presença de autoridades públicas, como o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, e o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do RS, Jorge Pozzobom, além de lideranças da contabilidade.
O presidente do CRCRS, Márcio Schuch Silveira, celebrou o encontro histórico e ressaltou que “a tecnologia não deve ser vista como ameaça, mas como aliada que potencializa o papel estratégico da contabilidade. O futuro já chegou exigindo cada vez mais postura ativa de liderança e compromisso com a sociedade”.
O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, reforçou a importância da convenção para os profissionais brasileiros:
“O Rio Grande do Sul é exemplo de coragem e comprometimento, e o CRCRS tornou-se referência nacional pela dedicação aos seus contadores. Essa convenção, prestigiada não só pelos gaúchos, mas também por representantes de vários estados do Brasil, nos inspira a pensar e agir pelos novos rumos da profissão”, destacou.
Ele lembrou ainda que a contabilidade continua a se apoiar em três pilares inegociáveis: conhecimento técnico, capacidade de relacionamento e ética.
Mérito Contábil
Na ocasião, foi entregue a Distinção Mérito Contábil Ivan Carlos Gatti ao contador Pedro Gabril Kenne da Silva, reconhecido por sua trajetória como Contador e Auditor-Geral do Estado do RS, secretário estadual da Administração e Recursos Humanos, dirigente da Procergs, docente na UFRGS e idealizador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), no Sistema CFC/CRCs. Emocionado, ele agradeceu a família e a profissão pela conquista.
Programação segue até sexta-feira
Promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRCRS), a convenção acontece na Fundaparque, em Bento Gonçalves, com mais de 50 painéis, workshops e conferências conduzidos por especialistas nacionais e internacionais. A programação inclui ainda a Feira de Negócios, o Encontro de Jovens Lideranças, a apresentação de Trabalhos Científicos e a final do Prêmio Inovar Contábil.
Entre os destaques desta quinta-feira (28), está a análise prática da Reforma Tributária com Fellipe Guerra (CRCCE) e Márcio Schuch Silveira (CRCRS). O encerramento, na sexta-feira (29), terá palestra magna de Marcos Piangers, jornalista e autor best-seller, com o tema “Protagonismo e Felicidade: a mudança que você faz no mundo”.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.