Daniel Guerra
Comunicação CFC
A diretora de Estratégias e Políticas Globais do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Elys Souza, participou na manhã desta quarta-feira (20) do encontro de alinhamento para a 11ª Reunião da Subcomissão Econômico-Financeira da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), instância de articulação sobre temas bilaterais e multilaterais entre Brasil e China.
Na ocasião, Elys destacou o protagonismo do CFC e da classe contábil com a recente aprovação, pela autarquia, da norma que trata da apresentação dos reports financeiros sobre sustentabilidade. “O Brasil foi o primeiro país a adotar essa medida, o que motivou outras 36 nações a seguirem o mesmo caminho a partir do nosso protagonismo. A tendência é que esse número aumente ainda mais”, apontou Elys.
O encontro foi coordenado pela embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. Ela destacou a importância de preparar a participação brasileira e avançar na construção da agenda para a 11ª Reunião da Subcomissão, que ocorrerá em 17 de setembro, precedida pelo Fórum de Cooperação Financeira, no dia 16 de setembro.
Além do CFC e do Ministério da Fazenda, participaram do encontro preparatório de alinhamento representantes da Presidência da República, Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), Casa Civil, Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ministérios do Meio Ambiente e Mudanças no Clima e das Relações Exteriores, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além das secretarias federais de Política Econômica (SPE), Reformas Econômicas (SRE), Tesouro Nacional (STN) e Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Foram previamente debatidos temas das searas financeira, fiscal, monetária, regulatória e de apoio econômico.
Com os novos consensos alcançados entre Brasil e China, está prevista a inclusão na pauta de temas como finanças climáticas e COP30, instrumentos de apoio ao investimento, mercado de carbono e taxonomia sustentável na pauta de discussões.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.