Dicas de empreendedorismo e protagonismo na contabilidade marcam a live que inaugura série de conteúdos do CFC Jovem

Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

Estreou, na tarde dessa terça-feira (19), a série de lives do CFC Jovem voltadas para estudantes, recém-formados e jovens profissionais da contabilidade, com temas que dialogam com os desafios dessa fase inicial da carreira – veja a agenda completa da série aqui.

A primeira transmissão teve como tema “Empreendedorismo e Protagonismo”, e foi apresentada por Luana Aguiar, coordenadora da Comissão CFC Jovem e empreendedora contábil.

A partir de sua experiência profissional com a abertura e gestão de um escritório de contabilidade no interior do Ceará, Luana compartilhou com a audiência os aprendizados e desafios que enfrentou ao longo do tempo de consolidação de sua empresa. Ela destacou que, apesar da mudança do cenário contábil com as novas ferramentas tecnológicas, e até mesmo do perfil dos clientes, a Ética continua sendo a grande norteadora da profissão contábil.

Um dos conceitos trabalhados foi o da liderança como característica não apenas do proprietário ou gerente da empresa, mas de todos os profissionais envolvidos no trabalho. “Sem liderança, os processos viram ruído. Existem tantos conteúdos nas redes e tecnologias disponíveis para o trabalho, que por vezes nos perdemos com tanta informação. Por isso, é preciso assumir o protagonismo para tomar as decisões sem precisar terceirizar a responsabilidade do nosso negócio”, afirmou a coordenadora.

Ao longo da live ela também abordou os quatro pilares da mentalidade empreendedora, que envolvem questões como visão estratégica, gestão estratégica de pessoas e processos e desenvolvimento de bons relacionamentos com os clientes. Luana também listou os cinco passos mais importantes para a jornada do empreendedor contábil, que inicia com a construção da identidade e propósito do profissional e chega até o relacionamento e a retenção dos clientes.

“Para empreender na Contabilidade é preciso seguir etapas claras, da mesma forma que na rotina do escritório é necessário seguir processos. É uma jornada sem atalho, que precisa de consistência e foco”, afirmou a contadora.

Assista a live na íntegra aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=V4K7RXNJA5I&ab_channel=ConselhoFederaldeContabilidade

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.