
Por Gabriella Avila
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promove, na próxima quarta-feira (20), entre as 9h e 17h30, o Seminário Nacional de Contabilidade Eleitoral. Com o tema “Normas, Gestão e Compliance para partidos políticos”, o evento é promovido pela Comissão de Contabilidade Eleitoral e Partidária do CFC, e acontecerá na sede do Conselho, em Brasília.
Ao longo do dia, serão realizados quatros painéis com os principais temas de interesse da pauta contábil eleitoral. O seminário inicia com um painel sobre a construção, avanços e desafios das Normas Contábeis Aplicadas aos Partidos Políticos, apresentado por Guilherme Guimarães, membro da Comissão, e mediado pelo conselheiro Haroldo Santos.
A programação segue com o painel “Gestão Financeira dos Partidos Políticos: Boas práticas, riscos e compliance”, mediado pelo coordenador da Comissão Brunno Sitônio, e apresentado por Vanusa Castilho, membro da Comissão, Mauro Silva, tesoureiro nacional do partido Republicanos, e o represente partidário Guilherme Sturm.
A pauta sobre prestação de contas partidárias, procedimentos, fiscalização e estratégias para aprovação, será apresentada pelos membros da Comissão Décio Galdino e Lígia Limeira, e os convidados Gilberto Loyola, diretor financeiro do MDB Nacional, e o representante partidário Eron Pessoa, em um painel mediado por Elson Amorim.
O tema da Reforma Eleitoral e seus impactos na Contabilidade Eleitoral fecha o dia de atividades, com uma palestra magna do senador Marcelo Castro (MDB-PI). A pauta também será tratada em um painel ministrado por Sidney Neves, procurador Especial Eleitoral do Conselho Federal da OAB, Denise Schlickmann, membro do Grupo de Apoio da Comissão de Contabilidade Eleitoral do CFC, e Alexandre Di Pietra, que também integra a Comissão.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.