Por Rhafael Padilha
Comunicação CFC

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) está completando 190 anos de existência. E para celebrar esse momento histórico, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (12), sessão solene para homenagear e reconhecer o papel da Alepi na representação politica e no desenvolvimento daquele estado ao longo de quase dois séculos. Na ocasião, o vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra Filho (Governança e Gestão Estratégica), esteve presente na solenidade, que também contou com a participação de vários deputados e senadores do Piauí.
A homenagem foi proposta pelo deputado federal, Flávio Nogueira (PT-PI), com o apoio da bancada piauiense. “Essa homenagem visa destacar a importância histórica daquela Casa, que teve sua origem em 4 de maio de 1835, quando foi instalada, na vila de Oeiras (capital da província). A Alepi enfrentou momentos difíceis nos períodos de instabilidade política do país, e um deles, foi durante o Estado Novo (1937-1945), quando a Casa foi fechada. O ato fortaleceu a representação política dos cidadãos dentro da estrutura governamental piauiense”, destacou Joaquim.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), ao longo de sua história, foi palco da atuação de importantes figuras políticas. A Casa abrigou personalidades como:
- João do Rêgo Monteiro, o Barão de Gurgueia (1809–1897);
- Simplício Coelho de Resende (1841–1915);
- Aerolino de Abreu (1865–1908);
- Alberto Silva (1918–2009);
- Petrônio Portella (1925–1980).
O legado desses nomes reforça a importância da Alepi como instituição central na vida política piauiense.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.