Por Maristela Girotto
Comunicação CFC
A partir deste dia 18 de março, o site do Conselho Federal de Contabilidade está mudando. De acordo com o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, a construção do novo portal visa, principalmente, dar maior publicidade e transparência às informações do Conselho para a sociedade. Outro fator levado em consideração para a mudança do site do CFC diz respeito à necessidade de se acompanhar as evoluções tecnologias, buscando-se manter os serviços confiáveis, íntegros e disponíveis aos usuários.
Durante as próximas semanas, o portal antigo permanecerá em funcionamento. Essa medida será necessária porque alguns dados precisam de tratamento antes de ser transportados para o novo portal. Todos os dados do site anterior serão migrados para o novo.
Como os dois sites permanecerão online temporariamente, a transição se dará por meio de uma página inicial, a qual permite acesso aos dois portais.
Para orientar os usuários, uma mensagem de alerta será mantida no topo de todas as páginas do portal antigo, informando que o site não será mais atualizado. Outro alerta será colocado no portal novo, para que os usuários possam encontrar no antigo as informações que ainda não foram migradas.
Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Conselho – utilizando-se o gerenciador de conteúdo mais empregado no mundo, o WordPress –, o novo portal tem flexibilidade de gerenciamento total de informações, aspecto que visa dar autonomia para as áreas que não fazem parte da TI.
Além disso, às funcionalidades tecnológicas como autonomia, segurança, integridade e disponibilidade serão acrescentadas ainda acessibilidade, interoperabilidade e responsividade para dispositivos móveis, de acordo com as principais sugestões das cartilhas de acessibilidade (e-MAG) e interoperabilidade (e-PING) do Governo Eletrônico (e-GOV).
São destaques do novo site o calendário de eventos, com design que facilita a busca e a visualização de informações completas e as Galerias de Fotos e de Vídeos, que agora oferecem uma melhor organização e facilidade de acesso ao conteúdo. A Agência de Notícias também foi reformulada e passou a exibir mais notícias na página inicial, além de possibilitar o destaque a matérias de maior relevância.
Outro destaque é o design do portal, que foi elaborado em conformidade com a nova identidade visual do Sistema CFC/CRCs, implementada em junho de 2014.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.