Workshop analisa as diretrizes e desafios do Código de Conduta do Sistema CFC/CRCs


Por Gabriella Avila
Comunicação CFC

A Escola de Governança e Gestão dos Conselhos de Contabilidade promoveu, na tarde desta terça-feira (10), o workshop Código de Conduta do Sistema CFC/CRCs: Diretrizes e Desafios. O objetivo do evento, realizado na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e transmitido em plataforma virtual para todos os funcionários, conselheiros e dirigentes do Sistema CFC, foi promover uma análise detalhada do Código, vigente desde 2017, e um debate entre os palestrantes e participantes.

A exposição sobre o Código e seus principais aspectos foi conduzida pelo presidente da Comissão de Conduta para Apuração de Infrações de Conselheiros do Sistema CFC/CRCs, Roberto Schulze, e por José Gonçalves Campos Filho e Sônia Maria Gomes da Silva, membros da Comissão.

Sob moderação do conselheiro Haroldo Santos e com participação de Renata Silva de Andrade, presidente da Comissão de Conduta para Apuração de Infrações de Funcionários do CFC, o grupo abordou temas como ética no ambiente de trabalho, assédio, processos internos e outros pontos importantes indicados no Código de Conduta. Na ocasião também houve esclarecimentos de dúvidas dos participantes.

Na visão do conselheiro Haroldo, o workshop foi uma oportunidade ímpar para reforçar a importância de um código de conduta alinhado aos valores da ética e da transparência. "Momentos como este permitem que os conselheiros e profissionais troquem experiências e alinhem perspectivas em prol de uma conduta exemplar em nossa atuação. Os desafios enfrentados são dinâmicos, assim como a profissão contábil. Acredito que acertamos na dinâmica de fomentar um diálogo aberto e construtivo entre os participantes. É na pluralidade de ideias que conseguimos fortalecer nosso compromisso com a governança e a conduta ética”, asseverou.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.