CFC participa da 20ª edição do Seminário de Governança Municipal

Por Lorena Molter
Comunicação CFC

A 20ª edição do Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos aconteceu nesta quinta-feira (5), em Natal/RN. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, esteve na solenidade, que aconteceu na modalidade híbrida e reuniu cerca de 700 participantes.

Na ocasião, prefeitos, servidores e gestores públicos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em assuntos, como governança pública municipal; governança pública: liderança, estratégia e controle; contabilidade, gestão e governança pública; parcerias público-privadas; e tecnologia digital.

Na ocasião, o anfitrião do evento e presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), Anailson Márcio Gomes, destacou a relação entre governança e desenvolvimento. “Nós falamos que os grandes municípios têm a sua equipe, mas nos pequenos municípios o que acontece é que o profissional da contabilidade está muito mais próximo do prefeito. Talvez seja esse quem ele vai procurar para trabalhar a governança. A governança faz municípios crescerem e a gestão e faz com que as políticas públicas traçadas deem mais resultados e se corrija, ao longo de tempo, os seus rumos pela avaliação dos seus indicadores”, disse.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, falou da inter-relação entre a Contabilidade e a governança. “A governança é um conjunto de mecanismos que proporciona ao gestor direcionar, avaliar e monitorar as políticas públicas. Então, existe uma relação direta entre contabilidade, que é a ciência da informação, [e a governança]”, afirmou.

O contador ainda explicou o porquê de a temática ser necessária para atividade contábil. “Não se pode falar em transparência, em controle, abstraindo aquela ciência em que se geram essas informações e esses dados. Então, a Contabilidade e a governança têm tudo a ver. É, por isso, que temos rodado o país, mostrando aos contadores a importância de absorver essa temática”.

A cerimônia de abertura também contou com as presenças do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da governança, Augusto Nardes; do secretário de Estado da Administração, Pedro Lopes de Araújo Neto, representando a governadora do estado, Fátima Bezerra; da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira; do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), Antonio Gilberto de Oliveira Jales; do contador-geral do município de Natal, Ronaldo José Rego de Araujo, representando o prefeito Álvaro Costa Dias; do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Luciano Santos; e do superintendente executivo de governo, Welter Santana de Oliveira Melo.

Para assistir ao evento, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.