Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
A vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contadora Ana Tércia Rodrigues, representou a autarquia no B20 Integrity & Compliance: Paving the way forward, que teve como objetivo apresentar as recomendações finais e as ações políticas da Força-Tarefa de Integridade e Conformidade do B20. O evento, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ocorreu na última quarta-feira (23), em São Paulo/ SP.
O B20 foi criado como um fórum de representatividade empresarial dos mesmos países que compõem o G20. Todo ano, o B20 estrutura propostas que são apresentadas antes da cúpula do G20. Os empresários também se organizam em grupos de trabalho conforme os temas de maior interesse; entre eles, está a Força-Tarefa de Integridade e Conformidade, na qual a vice-presidente Técnica do CFC foi aprovada como representante do Conselho.
“Como membro da força-tarefa do B20, tive a oportunidade de interagir com lideranças globais. Atuamos para aprimorar a integridade e o compliance, com o objetivo de combater a corrupção nos negócios, a lavagem de dinheiro e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, disse Ana Tércia. O evento promovido pela CNI marcou o encerramento das atividades anuais do grupo, integrado por 144 membros, representantes de 24 países.
A Força-Tarefa de Integridade e Conformidade concluiu os trabalhos com a entrega de uma publicação, contendo as políticas recomendadas sob 3 eixos: encorajar a implementação da integridade e práticas anticorrupção para fortalecer a responsabilidade e a governança sustentável nos negócios; estimular ações coletivas, engajando o setor público e a cadeia de fornecedores para impulsionar a integridade; e promover a liderança ética para fomentar o crescimento inclusivo.
“A participação do CFC nesse fórum contribui diretamente para a promoção de práticas contábeis e financeiras éticas e transparentes, em prol de um ambiente de negócios íntegro e do fortalecimento da confiança nos mercados internacionais”, disse o presidente do CFC, Aécio Dantas.
De acordo com os organizadores, o B20 Integrity & Compliance: Paving the way forward também teve o objetivo de aprimorar a defesa dentro da comunidade empresarial global, e serviu como uma plataforma de rede e de boas-vindas para partes interessadas.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.