Por Lorena Molter
Comunicação CFC
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, participou de uma reunião da União dos Contabilistas e Auditores de Língua Portuguesa (UCALP). O objetivo foi discutir assuntos de interesse da classe contábil dos Estados membros. O encontro aconteceu nesta sexta-feira (18), na modalidade virtual e integrou representantes de diferentes países.
Um dos temas abordados durante a reunião foi a necessidade de desenvolver estratégias para a retenção de talentos na área contábil. A agenda de atividades das entidades também foi apresentada. As eleições para a nova gestão da UCALP acontecerão nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2025 e o Brasil será candidato nesse pleito.
Dando continuidade, a bastonária – cargo equivalente a presidente – da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Paula Franco, informou que entre os dias 23 e 25 de setembro do próximo ano ocorrerá o congresso da entidade. O encontro será em Lisboa, Portugal. Sobre o tema, ainda haverá avaliação da data, já que, no mesmo período, está marcado o XIV Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), no Brasil. Em 2025, em Angola (África Central), também acontecerá o Africa Congress of Accountancy.
A UCALP conta com diferentes associados, de diversos países, entre os quais estão o CFC, o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (IBRACON), a Comissão de Registo dos Auditores e dos Contabilistas de Macau (CRACM), a Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM), a OCC, a Ordem dos Contabilistas e dos Peritos Contabilistas de Angola (OCPC), a Ordem Profissional de Auditores e dos Contabilistas de Cabo Verde (OPACC), a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas de Portugal (OROC) e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e Auditores de São Tomé e Príncipe (OTOCA).
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.