Por Ana Paula Machado
Comunicação CRCSE
O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC) apresentou, no Painel 23, uma discussão técnica focada nas mudanças nas relações trabalhistas e como elas impactam o cenário contábil. Com o tema “A Contabilidade e as Transformações nas Relações Trabalhistas”, especialistas da área debateram os desafios trazidos pela modernização, automação e pela necessidade de alinhamento entre contabilidade e jurídico para garantir o sucesso organizacional.
O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paul Ferreira, abriu o painel com uma análise sobre o impacto das transformações no engajamento dos trabalhadores no cenário pós-pandemia. “As relações de trabalho mudaram drasticamente após a pandemia. Hoje, as organizações precisam repensar suas estratégias de engajamento tanto com seus colaboradores quanto com suas lideranças,” explicou Ferreira.
A advogada e especialista em Relações de Trabalho, Vivian De Gann, trouxe à discussão a importância do alinhamento entre as áreas contábil e jurídica. “Para que as empresas consigam resultados positivos e significativos, a Contabilidade e o jurídico precisam estar alinhados, especialmente diante das novas legislações trabalhistas e transformações no ambiente de trabalho,” afirmou.
A especialista em automação no campo contábil, Jení Carla Fritz Schulter, destacou o papel da tecnologia na modernização das relações trabalhistas. “A automação e a inteligência artificial estão revolucionando a maneira como lidamos com as relações de trabalho, e isso ajuda muito no campo contábil. No entanto, o grande desafio da modernização é a mudança de cultura,” ressaltou.
O Painel 23 reforçou que a Contabilidade não está isolada das mudanças no cenário trabalhista. Pelo contrário, os contadores estão na linha de frente da adaptação às novas normas e tecnologias, sendo peças-chave para o sucesso das empresas no futuro do trabalho.
O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.
Continue acompanhando a cobertura completa do Congresso no portal e nas redes sociais do CFC. Venha descobrir o que é “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético"!
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.