Em evento, presidente do CFC destaca a importância dos contadores na contabilidade dos municípios

Discurso foi proferido na abertura do 2º Congresso Nacional de Contabilidade Municipal

Por Deividi Lira e Poliana Nunes
Agência Apex/Comunicação CFC

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, foi um dos convidados a participar da mesa de abertura do 2º Congresso Nacional de Contabilidade Municipal. O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (10), na sede da Confederação Nacional de Municípios, em Brasília (DF). O encontro reúne contadores, gestores municipais, secretários de finanças, tesoureiros, auditores, controladores e demais profissionais do setor e tem como objetivo debater temas atuais e relevantes da contabilidade municipal.

Com experiência de mais de 30 anos na contabilidade pública municipal, Aécio Dantas lembrou dos desafios que os profissionais da contabilidade enfrentam nessa área. “Conheço de perto as dores de cada um de vocês e o desafio que é fazer a contabilidade pública acontecer, o desafio que é fazer gestores entenderem a importância da contabilidade e de todo o processo de conduta e transparência”, disse o presidente do CFC.

Aécio Dantas também destacou a importância da contabilidade como ferramenta para evitar a rejeição de contas dos gestores públicos municipais. “A gente trabalha incansavelmente no controle, por exemplo, dos limites constitucionais de gastos com Educação e Saúde. E são ações paralelas, que não estão totalmente vinculadas com a atividade contábil, mas a gente sabe que é o contador que faz todo esse controle nos municípios e nos estados.”

O cumprimento das obrigações acessórias, a importância da disseminação das normas contábeis, que é um desafio também para os profissionais da contabilidade e para os agentes públicos implementá-las nos mais de 5.500 municípios do país, bem como promover a garantia da qualidade da informação foram outros tópicos reforçados pelo presidente do CFC.

Ainda na ocasião, ele reforçou que durante o Congresso Brasileiro de Contabilidade, que ocorrerá de 8 a 11 de setembro deste ano em Balneário Camboriú (SC), também abrirá espaço para a discussão dos desafios e a responsabilidade da contabilidade pública.

Também estiveram presentes no 2º Congresso Nacional de Contabilidade Municipal a vice-presidente Técnica do CFC, Ana Tércia Rodrigues, o conselheiro Adriano Marrocos e a diretora-executiva do CFC, Elys Souza.

Homenagem

Durante a cerimônia de abertura, o conselheiro Adriano Marrocos entregou a menção de honra acadêmica e profissional ao professor Domingos Poubel Castro, por contribuir durante toda a sua vida profissional para a formação dos profissionais da contabilidade de todo o Brasil. Atualmente, Castro é membro do Comitê de Auditoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Congresso, realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), segue até o dia 12 de julho. Mais informações, aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.