Por Poliana Nunes
Comunicação CFC
A vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contadora Ana Tércia, foi uma das interlocutoras na 14ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente do Ibracon, realizada em São Paulo, com transmissão on-line, entre os dias 11 e 12 de junho. O evento recebe anualmente palestrantes nacionais e internacionais para debater cenários, gerar insights e antecipar tendências sobre Auditoria Independente no Brasil.
Ana Tércia integrou o painel “Atualidades das Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS)”, que teve como palestrante o membro do board do International Accounting Standards Board (Iasb) Tadeu Cendón. O contador apresentou cinco projetos que seguem na atual agenda de trabalhos do Iasb, entre os quais se incluem a Combinação de Negócios — Divulgações, Goodwill e Impairment, os novos requisitos em vigor e a mudança implementada pela IFRS 18.
Como interlocutora do painel, a vice-presidente Técnica do CFC contribuiu ao comentar o uso da inteligência artificial na formulação e revisão de normas. “Nós temos um planejamento de implantação da inteligência artificial para facilitar as buscas no sistema do CFC, para facilitar, inclusive, o acesso à informação dentro desse arcabouço normativo, que é extremamente extenso”, afirmou.
Sobre o tema de apresentação do painel, a contadora indicou que constitui um radar de atuação para as capacitadoras. “A ponderação que precisamos ter aqui é que, pensando como capacitadora, temos de pensar também sobre o que deve ser garantido para que o auditor seja mais bem capacitado. Portanto, deve-se pensar em novos conteúdos. Cada vez mais, estamos inseridos em um ambiente de governança das empresas que exige um diálogo mais próximo da alta gestão. A IFRS 18 escancara ainda mais isso. Temos de entender mais o business de negócios e o impacto que essas empresas têm”, concluiu Ana Tércia.
A Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente é uma realização do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon). É considerado o maior e mais importante evento brasileiro voltado a esta atividade no Brasil. Para conferir como foi a palestra de abertura, acesse aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.