XXIX Contesc: Ministro Gilmar Mendes participa do evento em Santa Catarina

Por Sara Caprario – Comunicação CRCSC

O evento será de 14 a 16 de outubro, no Centrosul, tendo como tema “Contabilidade Inovando e Construindo o Futuro”.

Florianópolis será a capital da Contabilidade por três dias (14 a 16/10), quando ocorre a XXIX Contesc – Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina – que deve reunir cerca de 1,2 mil profissionais de Contabilidade, estudantes, professores e interessados em se atualizar com os temas da profissão.

A programação técnica e a cultural estão sendo preparadas há mais de um ano, tendo à frente da Comissão Organizadora o contador Sergio Faraco, conselheiro federal. Os palestrantes são de excelência em suas áreas de atuação, permitindo o aperfeiçoamento de todos os participantes.

A Contesc é uma promoção conjunta do CRCSC, Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (FECONTESC), Associação Catarinense de Contabilidade (ACC) e demais entidades contábeis catarinenses.

Palestras técnicas – Os participantes terão oportunidade de receber informações privilegiadas de palestrantes de alto nível. Na abertura terá palestras do presidente da Fiesc, Glauco José Corte, e do presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt. Nos dias seguintes mais de vinte profissionais especialistas em suas áreas brindarão os presentes com temas atuais, como o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que fará sua apresentação no ultimo dia do evento (16/10) e abordará os trâmites dentro do Tribunal Superior Eleitoral, além do momento atual do país.

Num painel do eSocial teremos José Alberto Maia, auditor Fiscal no Ministério do Trabalho e Emprego, e Eduardo Tanaka, auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Para falar de Relato Integrado, teremos Vânia Maria da Costa Borgerth, assessora da Presidência do BNDES, responsável pela promoção das Normas Internacionais de Contabilidade e Auditoria e do Relatório Global.

Na área de Contabilidade Pública, haverá um painel sobre a implantação do PCASP, com a participação de Antônio Firmino Neto, coordenador do Grupo de Estudos da STN/ESAF e Milton Mendes Botelho, conselheiro do CRCMG e Membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Para abordar a Lei 12973 estarão no palco Nelson Zafra, vice-Presidente de Registro do CFC e Edison Garcia Junior, advogado Tributarista.

Educação Profissional Continuada - Para os auditores que participarem da XXIX Contesc, o programa de Educação Profissional Continuada (EPC) vai conceder sete pontos como valoração do evento todo. Foi definido ainda mais 1,5 ponto para a palestra sobre Relato Integrado e 1,5 ponto para a palestra sobre a Lei 12973 para os auditores da CMN/Susep (Conselho Monetário Nacional/ Superintendência de Seguros Privados).

ATIVIDADES ESPECIAIS

Talk show vai mostrar cases de sucesso

Na tarde do dia 16 de outubro, último dia do evento, ocorrerá um Talk Show para apresentar cases de sucesso na Gestão de Empresas Contábeis. Os empresários Manuel Domingues e Pinho, Laudelino Jochem e José Maria Chapina Alcazar irão mostrar um pouco do dia a dia nos escritórios, quais os desafios e as oportunidades que surgem com as mudanças na legislação.

Sorteios - As atrações são inúmeras durante toda a programação da Convenção. Além da parte técnica, alguns momentos servem para integrar os participantes e descontrair, como o momento dos sorteios de brindes. O manezinho Darci e o mágico Jardel Beck vão realizar esses sorteios e interagir com o público.

Atrações – Para abrilhantar a noite de abertura, o cantor Rubens Daniel, de Araranguá, irá interpretar o Hino Nacional. Em todas as noites do evento estão programadas festas de integração com gastronomia local e bandas. Na primeira noite, terá comida de boteco e a banda de rock Faraway. Na segunda noite será a vez de um coquetel ao som da Banda Os Chefes e no encerramento haverá uma Mini Oktoberfest com a Banda do Caneco.

Aplicativo no celular

Nessa edição muitas novidades fazem parte dos preparativos, como o aplicativo para smartphones que pode ser utilizado nos sistemas iOS e Android, onde o usuário pode acompanhar informações como programação preliminar, sugestões de hotéis, datas e valores de inscrições, além de notícias sobre a organização do evento.

O site (www.contesc.com.br) também traz bastante informação e congrega todos os dados que interessam aos participantes.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.