Por Daniel Bruce
Comunicação CFC
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) recebeu, nesta quarta-feira (21), visita institucional do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) para tratar de assuntos de interesse da classe contábil.
O encontro entre as entidades representa a sólida relação institucional existente entre o Sistema CFC/CRCs e os Tribunais de Contas do país, pois os profissionais da contabilidade são aliados estratégicos do controle externo.
Na oportunidade, o presidente do CFC, Aécio Dantas, acompanhado da chefe de gabinete da autarquia, Adriana Guimarães, receberam a comitiva do TCE-SE composta pela presidente do tribunal, Suzana Azevedo; pelo diretor de Comunicação do órgão, Hadam Lima; e pela assessora de Comunicação, Rafaella Vieira.
Durante a reunião, foram discutidos assuntos ligados ao aprimoramento da gestão pública. Aécio Dantas destacou a importância da parceria entre o CFC e o Tribunal de Contas, ao ressaltar que “a colaboração mútua é fundamental para fortalecer o papel dos profissionais da contabilidade no processo de fiscalização, transparência e governança”.
A presidente do TCE-SE expressou satisfação em estreitar os laços com o CFC, sobretudo diante do que a expertise dos profissionais da contabilidade representa na promoção da integridade e da eficiência na gestão dos recursos públicos. Ela enfatizou a relevância da Contabilidade como ferramenta estratégica para a tomada de decisões e para a prevenção de irregularidades.
Ainda durante a visita, Aécio Dantas apresentou as instalações do Edifício CFC em Brasília/DF, à comitiva do TCE-SE. O prédio — que atualmente passa por reforma — conta com um amplo plenário, auditório para mais de 200 pessoas, biblioteca com sala de estudos, mezanino, entre outros ambientes de interação.
Por fim, o presidente do CFC agradeceu a visita da comitiva do TCE-SE e reiterou o compromisso da Contabilidade em contribuir para a transparência, a ética, a responsabilidade e a governança. A parceria entre as instituições representa um avanço significativo para a valorização da profissão contábil e para o fortalecimento das boas práticas na gestão pública em todo o país.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.